Câmara recebe 1º Encontro Nacional de Optometristas

 

dfgh

Optometristas reunidos na sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta sexta-feira (15/4) o 1º Encontro Nacional de Optometristas com o objetivo de discutir os desafios desses profissionais que são responsáveis por aplicar técnicas para identificar problemas de acuidade visual, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esses profissionais são responsáveis pelo cuidado primário da visão.

“Precisamos unir a classe profissional em prol da saúde visual. Isso será possível quando as entidades se unirem para a implantação da optometria a nível nacional”, explicou o coordenador nacional do Optogrupo, Anderson Luz.

O diretor do Conselho Regional de Optomologia do Estado de São Paulo, Augusto César, explicou que esses encontros são fundamentais para o aprimoramento dos profissionais. “Os debates são importantes para pensarmos em propostas e poder nos aproximar do poder público”, disse.

O presidente do Conselho de Óptica e Optometria, Ricardo Bretas, concorda. “O evento é importante porque procuramos definir bases de atuação para a categoria que ajudarão no desenvolvimento dessa ciência no país. Precisamos criar um protocolo adequado para que o profissional saído das universidades tenha um norte a seguir, ditado pelas entidades que regem a categoria”, comentou. “O poder público, por meio da Câmara, pode nos ajudar fazendo um projeto de lei para inserir o optometrista dentro da atenção básica de saúde do município”, acrescentou.

O evento contou com o apoio do vereador Natalini (PV).

5 Contribuições

Luiz Antônio Francisco aleixo

Sou do interior norte do ES, estive presente no evento, e apoio as diretrizes apontadas, p/ que realmente possamos resolver de vez a carência existente nesta área em nosso pais; parabéns aos organizadores!

Responder
Leda

O optonetrista é muito necessário na saúde visual, para analisar,compensar e encaminhar dependendo da situação de cada paciente.
É indispensavel para buscar um pais com mais visão ou seja habilitar as pessoas a terem uma boa visão.

Responder
Alessandra Cristina da Silva

Evento grandioso, de muita importância no setor óptico.
Outros eventos como este são necessários para que haja união da classe.
Só temos a agradecer todo o apoio de Anderson Luz, Ricardo Bretas, entre outros.
Infelizmente aqui em manaus ficamos sem conseguir assistir todo o evento, travou logo após voltarem do lanche.
#optomtria #juntossomosmaisfortes

Responder
Marco Aurelio Pinheiro Domingues

Inclusão da Optometria no serviço público de saúde, para que ela cumpra sua função social que é o atendimento primário e secundário em saúde visual. Ao realizar a triagem o Optometrista soluciona as causas Ópticas encaminha ao Médico Oftalmologista os casos que necessitam de atendimento cirúrgico ou tratamento fármaco.

Responder
Carlos Sampaio

Parabéns essa é a iniciativa correta. Não podemos ditar a uma unica classe, que não sanou e nem ira sanar o problema da saúde ocular no brasil, a tecnologia agradece seu emprego na saúde visual.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também