Palestra discute a degeneração da mácula

2016-04-18-DEGENERACAO MACULAR-LUIZ FRANCA-0602

Público acompanhou palestra explicativa sobre degeneração macular            Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

Uma palestra debateu nesta segunda-feira (18/4) o comprometimento da mácula, pequena área da retina responsável pela visão de detalhes, por conta de uma lesão degenerativa, que surge com a idade. Essa lesão é chamada de degeneração macular. Para ministrar a palestra, foi convidado o médico oftalmologista Michel Farah.

2016-04-18-DEGENERACAO MACULAR-LUIZ FRANCA-00610-300MIOLO

           Dr. Michel Farah

Segundo ele, quando a mácula é lesada, a visão torna-se embaçada e uma mancha escura passa a cobrir o centro da visão. “O processo degenerativo é acompanhado da perda da função. A principal função da mácula é a percepção de cores, das formas, da nitidez e a importância disso para o idoso é muito grande. Aliás, é importante para todas as faixas etárias. No idoso, na sua concentração de atividades está mais relacionada à leitura, à observação de objetos próximos, atividades do dia a dia que requerem a percepção de detalhes. Em casos graves, faz os indivíduos ficarem muito dependentes dos outros”, explicou.

Proponente do evento, o vereador Natalini (PV) afirmou que o doutor Farah é um dos melhores médicos da área no Brasil. “A palestra faz parte do trabalho que o nosso gabinete faz na questão do envelhecimento na cidade de São Paulo. Nós procuramos criar políticas públicas, forçar os governos a tomarem atitudes para melhorar a cidade e receber a massa de idosos que está vindo por aí”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também