3ª audiência discute regulação de aplicativos de compartilhamento de carros

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo recebe nesta quarta-feira (20), a partir das 15h, a terceira audiência pública para discutir o projeto de lei que regulamenta os aplicativos de compartilhamento de carros na Capital, entre eles, o Uber. O projeto tem previsão de votação no dia 27 de abril.

O Substitutivo do Executivo ao Projeto de Lei (PL) 421/2015, do vereador José Police Neto (PSD), prevê regulação do compartilhamento de veículos na cidade de seguintes formas:

1 – Compartilhamento do equipamento (carro) – É quando o automóvel é locado por determinado período para uso. Este compartilhamento é conhecido também como carsharing e já existem empresas no Brasil, como a ZazCar e Fleety, que trabalham desta forma.

2 – Compartilhamento de viagens – É a carona gratuita ou paga. O dono do veículo compartilha ou aluga assentos em seu carro. A empresa Blablacar faz isso em viagens intermunicipais (não atua dentro de São Paulo ainda, mas pode vir a atuar).

3 – Compartilhamento do viário com transporte individual do passageiro – É o caso da Uber e da WillGo (empresa indiana que já está cadastrando motoristas na cidade de São Paulo e será concorrente direta da Uber).

Clique aqui e leia a Minuta de Substitutivo ao Projeto de Lei

Sugestões e críticas ao projeto podem ser enviadas para policeneto@saopaulo.sp.leg.br


SERVIÇO:

3ª Audiência pública para discutir PL sobre compartilhamento de veículos na Capital

Data: 20 de abril, às 15h

Local: Plenário da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar)

28 Contribuições

Rogenildo paulino de freitad

É uma vergonha isto que esta acontecendo com os taxistas. So no brasil que vem com transporte irregular clandestino e fica por isso mesmo . esta banido em 16 países o uber aqui São Paulo prefeito que liberar pais da corrupção é isto mesmo

Responder
Vagner Neiva

Estou a favor dos taxista e um absurdo vcs ignorarem o trabalho do táxi e virar as costas para 33 mil profissionais taxista
Eu digo não a uber!

Responder
mario cesar marques

Olá, gostaria de saber o que pretendem fazer com os 33mil e mais de 3 mil taxistas que prestam serviços na cidade de São Paulo, hoje estão prostituindo a profissão de taxista com a chegada do Uber que estão trabalhando sem nenhuma fiscalização e sem pagar um imposto pra nossa prefeitura, pergunto qual opinião formada de nossos representantes nessa camara, visto que na ultima audiência publica somente 4 vereadores deram seu manifesto? Grato.

Responder
Renato Freitas

Não concordo com a regulamentação desses aplicativos de Transportes privados, afinal a cidade de São Paulo ja possui um sistema de transporte individual de passageiros, com regulamentação específica. Se o serviço está sendo considerado ruim basta a administração pública criar meios de reciclagem da categoria. NÃO À REGULAMENTAÇÃO

Responder
Renato Freitas

Não concordo com a regulamentação desses aplicativos de Transportes privados, afinal a cidade de São Paulo ja possui um sistema de transporte individual de passageiros, com regulamentação específica. Se o serviço está sendo considerado ruim basta a administração pública criar meios de reciclagem da categoria. NÃO À REGULAMENTAÇÃO

Responder
Renato Freitas

NAO CONCORDO COM A REGULAMENTAÇÃO se ja temos uma das melhores frotas de taxi em São Paulo.

Responder
Elton

Desculpe o desabafo, mas essa UBER contrata motorista sem experiência, são mais perdidos que barata tonta, pra ir na esquina precisa por no GPS, a empresa UBER já entrou no país de forma errada, sonegando impostos e desrespeitando as leis, pesquisem em sites de reclamações sobre essa empresa, se queremos um país melhor, devemos respeitar as leis.

Responder
Eliane

Isso é um absurdo trabalho ilegal, enquanto nos taxistas seguem milhares de exigências a Uber e similares não, qualquer um trabalha sem ter exigências e regras. Acho que ninguém está pensando nos milhares pais de família que dependem de seu trabalho! Fica a minha indignação!

Responder
Edson Luiz Barros da Silva

senhores vereadores analsiem com cuidado o que esse colega de voces police neto esta propondo voces estão sendo induzidos a deixar todo o transportes de passageiros que hoje é realizado por taxistas regulamentados ser feito por clandestinos ou donos de locadoras de carros particulares, será que não é nitido para voces que o vereador Police Neto tem feito todos os esforcos para aprovar isso com interrese que no futuro logo veremos, senhores vereadores coloque a mão na consiencia isso vai prejudicar muitas familias. Estamos em época de grande mudança em nossa politica cuidado para voces não serem envolvidos em um esquema como estamos vivendo no Brasil( lava jato),PORQUE nenhum cidadao de bem apoia Clandestinidade como está sendo proposto plo vereador Police neto. Obrigado a todos.

Responder
Daniela

Sou mulher de taxista. Mãe de 3 filhos e atualmente desempregada
Vivemos do que meu marido consegue trazer pra casa, o que ultimamente não tem sido muita coisa. Por vários motivos, mas o maior deles é por esse aplicativo.
O que vai ser de inúmeras familias de taxistas se isso for legalizado, se outros aplicativos forem criados com o mesmo intuito? Quem vai restituir tudo o que meu marido gastou em DTP, em documentação? Então era só pegar um carro e sair pegando pessoas na rua? Isso é seguro?
Ja pensaram no caos que isso vai virar?

Responder
LEANDRO TADEU MORI

liberar o uber ou simplesmente liberar o transporte remunerado com veículos particulares só ira trazer transtornos para cidade de são paulo !!!! vai ter mais carros vazios nas ruas atras de passageiros complicando ainda mais o transito caótico desta cidade!!!! o vereador police neto so pode estar insano com uma proposta dessa, ele esta fazendo um desserviço pra cidade de sao paulo ao inves de dificultar a locomocao de veiculos particulares na cidade ele esta querendo que pessoas desempregadas compre carros como uma oportunidade de trabalho instaurando um caos no transito dessa cidade.
Para viabilizar uma melhoria no transito na cidade precisa aumentar o transporte de massa (metro,trens e onibus) e nao facilidades pros carros q vao transportar apenas uma pessoa na maioria das vezes , nao consigo entender um vereador como o police neto tentar incentivar a inchar mais essa cidade de carros particulares rodando o dia inteiro nessa cidade!!!!! espero que nossos vereadores nao deixem essa pl maluca ser aprovada!!!!!!!!!!!

Responder
Felipe Queiroz

Não concordo com a legalização do Uber. Por que é de pouco conhecimento da maioria dos cidadãos brasileiros que ao invés de gerar emprego legal aos moristas, na verdade ela tem explorado não dando condição humanitária aos seus colaboradores motoristas. A Uber está se aproveitando da condição deplorável do país onde à mais de 10.000 de desempregados. Iludindo as pessoas com uma oportunidade fácil de ganhar dinheiro. Quem vai além e não fica acreditando só nos boatos….sabe qual é o futuro destes colaboradores motoristas. Empresa sem limites de admissão de motoristas, onde um briga com o outro numa disputa acirrada para levar o pão de cada dia para casa. E não dando a menor possibilidade de seus motoristas ganhar o necessário para fazer manutenção nos seus veículos.

Responder
João Carlos

Boa noite !! Venho demonstra toda minha indignação com a afronta que essa empresa vem fazendo a nossa cidade e em território nacional, ou seja eles entraram ilegalmente colocando carros sem ao menos respeitar seus próprios colaboradores usando da exploracao visando somente uma coisa o lucro passando por cima de nossas leis de tudo e de todos e ainda mais querendo acabar com uma profissão nobre de gente que pega no batente nesse trânsito caótico ha anos por isso vamos mostrar que nessa cidade grande metrópole tem lei, conto com o apoio dos srs não vamos apoia essa poca vergonha continuar acontecendo pois quem tem consciência sabe q essa empresa primeiro entro sem permissão continuam e agora exigem regulamentação ou seja o que estão fazendo exercendo o transporte de passageiros estão ilegal.

Responder
Higor

A partir de julho estarei fazendo cirurgias plástica na garagem da minha casa sem diploma de medicina e com custo abaixo da tabela. Nao me importo com o fato de estar praticando concorrência desleal, tão pouco se estou agindo na ilegalidade ou a margem da lei.
Já que motoristas parceiros da UBER estão fazendo o mesmo comigo de forma explícita e apoiados por tantos por que eu não posso?!?!
Se alguém se interessar em meus trabalhos entrem em contato.
Obs: não garanto nada…

Responder
Alex

Porque o serviço de taxi ou o taxista com alvará não consta neste projeto?
Os taxis na cidade de São Paulo com seus 40.000 trabalhadores serão extintos se este projeto for aprovado.

Responder
Marcia

O serviço de taxi em São Paulo é bom e confiável, necessita de pequenas melhorias.
Sou contra este projeto.

Responder
valdo mariano ferraz

venho por meio deste declarar minha profunda tristeza com este PROJETO DE LEI, contra os taxistas de SP, peço ao nobre vereador que vote contra este PL. sou um cidadão paulistano honesto , pai de quatro filhas . tres netas .e cumpridor das leis de nossa cidade . pago todos os impostos que e devido a minha profissão e iptu desta cidade que amo tanto, mas fico triste e aborrecido quando observo que empresas como a uber, agora essa tal de willgo e outas que virão entram no nosso paiz e fazem um estrago tão grande assim na vida de milhares de pais de familia que trabalham incansavelmente pelas ruas de nossa cidade para levar o pão de cada dia a seus filhos.mas fico ainda mais triste quando vejo vereadores que nós elegemos nos traindo ficando a favor destas empresas , se este PL for aprovado pelos Srs. tenham certeza que nossa profissão será extinta desta cidade dependo exclusivamente do meu taxi , por favor nos ajudem . muito obrigado

Responder
flavio ortunes

como pode um aplicativo onde você pode falsificar os documentos e entregar pra uma empresa que nem imposto paga, mundo menos olhar se os documentos são verdadeiros e nem existe fiscalização para o mesmo. A pessoa entra sem saber das condições dos veículos, nem sabe a índole da pessoa que diz que vai prestar o serviço, sem saber se é um criminoso e alterou os documentos e esta cometendo crimes.
E se os aplicativos que se diz carona, então cobre o justo, porque da onde eu moro até o centro de são paulo localizando na sé. gataria em torno de 4 litros que hoje esta custando R$2,50, x os 4 litros daria R$10,00 mas manutenção do carro que daria entorno de uns 30% do litro da gasolina e olhe lá, daria então no máximo R$13,00 o aplicativo vem e me cobra R$40,00?
Se é pra ser carona, não é pra ser usado como serviços utilizados de taxi.
Se porque liberar mais carros pra causar mais transito e o próprio prefeito não libera os ônibus fretados? isso tem coisa, Dinheiro e muito envolvido nisso, e olha que se esses aplicativos estiverem clandestinos a multa é muito alta, então não há nenhuma necessidade de aprovar um serviço sem garantia nenhuma e sem segurança ao usuário.

Responder
Wesley da silva santana

Vocês não estão vendo esse golpe,vocês não estão vendo q querem extinguir a categoria dos taxistas, vocês não estão vendo q é um trabalho irregular, quanto o prefeito e esse pólice neto estão ganhando pra regulamentar isso? Acordem, na Europa já foi banido,estão comprando vcs, iludindo, pensem nas famílias dos taxistas, que dependem dos motoristas de táxi, não aprovem isso,isso é uma farça, q só visa o lucro da empresa.

Responder
Rildo Rodrigues da Silva

Sou taxista,e me sinto envergonhado por ter um prefeito com propostas tao indencetes.
Nao cabe nuna cidade como a nossa,um servico clandestino e explorador como a uber.
E visivel o foco e esforco do Prefeito em facilitar a permanencia do servico irregular.
Nao tem novidade nisso,pois ja sabemos do carater duvidoso e da posicao do mesmo perante a categoria.
E muito mais triste ver que outros politicos que representam o cidadao na camara,e outras pessoas do meio que nem vale apena citar o nome,estao comprados e determinados a encaminhar projetos que favorecem uma classe ilegal.
O taxista representa uma classe trabalhadora e nobre dentre os servicos prestados em Sao Paulo.
Atende a cidade a anos,com muito esforco e profissionalismo.
Merece mais respeito e atencao das autoridades responsaveis.
Merece o seu apoio senhores vereadores.
Somo legalizados e corretos.
Somo Pais de familias,que juntos formam uma equipe de 40 mil profissionais,e merecemos a atencao e apoio de voces.
Nao permitam que alguns dolares destinados ao bolso desse prefeito rediculo e outros,acabem com a nossa categoria.
Quarenta mil familias.
De gente honesta,aguerrida e esperancosa…..
E a nossa esperanca agora sao os senhores que nos representam,perante este canalha de prefeito e desses projetos clandestinos.
Contamos com voces.
Obrigado

Responder
BRUNO APARECIDO RODRIGUES

Sou taxista,e me sinto envergonhado por ter um prefeito com propostas tao indencetes.
Nao cabe nuna cidade como a nossa,um servico clandestino e explorador como a uber.
E visivel o foco e esforco do Prefeito em facilitar a permanencia do servico irregular.
Nao tem novidade nisso,pois ja sabemos do carater duvidoso e da posicao do mesmo perante a categoria.
E muito mais triste ver que outros politicos que representam o cidadao na camara,e outras pessoas do meio que nem vale apena citar o nome,estao comprados e determinados a encaminhar projetos que favorecem uma classe ilegal.
O taxista representa uma classe trabalhadora e nobre dentre os servicos prestados em Sao Paulo.
Atende a cidade a anos,com muito esforco e profissionalismo.
Merece mais respeito e atencao das autoridades responsaveis.
Merece o seu apoio senhores vereadores.
Somo legalizados e corretos.
Somo Pais de familias,que juntos formam uma equipe de 40 mil profissionais,e merecemos a atencao e apoio de voces.
Nao permitam que alguns dolares destinados ao bolso desse prefeito rediculo e outros,acabem com a nossa categoria.
Quarenta mil familias.
De gente honesta,aguerrida e esperancosa…..
E a nossa esperanca agora sao os senhores que nos representam,perante este canalha de prefeito e desses projetos clandestinos.
Contamos com voces.
Obrigado

Responder
Wagner

Sou taxista,e me sinto envergonhado por ter um prefeito com propostas tao indencetes.
Nao cabe nuna cidade como a nossa,um servico clandestino e explorador como a uber.
E visivel o foco e esforco do Prefeito em facilitar a permanencia do servico irregular.
Nao tem novidade nisso,pois ja sabemos do carater duvidoso e da posicao do mesmo perante a categoria.
E muito mais triste ver que outros politicos que representam o cidadao na camara,e outras pessoas do meio que nem vale apena citar o nome,estao comprados e determinados a encaminhar projetos que favorecem uma classe ilegal.
O taxista representa uma classe trabalhadora e nobre dentre os servicos prestados em Sao Paulo.
Atende a cidade a anos,com muito esforco e profissionalismo.
Merece mais respeito e atencao das autoridades responsaveis.
Merece o seu apoio senhores vereadores.
Somo legalizados e corretos.
Somo Pais de familias,que juntos formam uma equipe de 40 mil profissionais,e merecemos a atencao e apoio de voces.
Nao permitam que alguns dolares destinados ao bolso desse prefeito rediculo e outros,acabem com a nossa categoria.
Quarenta mil familias.
De gente honesta,aguerrida e esperancosa…..
E a nossa esperanca agora sao os senhores que nos representam,perante este canalha de prefeito e desses projetos clandestinos.
Contamos com voces.
Obrigado

Responder
Luís Carbone

Só estou vendo o meu serviço que presto a anos indo por água abaixo por causa de um aplicativo que não respeita as leis.
No dia 27 espero que definitivamente o aplicativo clandestino desapareça.
Dando assim a categoria o que é nosso por direito. Táxi

Responder
Marcos R. B. Damaceno

Police insiste em deixar empresa de capital estrangeiro explorar um serviço que ja existe que é o TAXI e simplesmente deixar o serviço legalizado para traz sem dar a chance de modernizar e legalizar uma empresa que nunca recolheu impostos em lugar algum e que nunca fez investimentos no âmbito nacional simplesmente entrar no nosso país e tirar do brasileiro a chance de trabalho normal passando a ser escravo de OTTCs. Simplesmente vc não esta do lado do povo brasileiro qual é a sua posição???

Responder
Marcos R. B. Damaceno

Police use seus recursos internos, de chance para o brasileiro avançar e não mini empresas estrangeiras que tem um software oportunista tomar conta do transporte.
Defenda a modernização do taxi branco exigindo carros melhores na cor que o povo gosta , baixe a tarifa corte a bandeira 2 ajuste o que você tem seja brasileiro nos defenda em vez de nos punir e preste atenção nas frotas exploradoras com carros velhos e motoristas escravos de diárias abusivas. ABRA OS OLHOS e venha para o lado que é verde e amarelo.

Responder
robson aparecido fernandes franco

na minha opinião sera instalado o caos, onde empresas nascerão da noite para o dia, irão cadastrar o exercito de motoristas informais e onde o poder publico não conseguirá fiscalizar a prestação de serviço. Estou torcendo para que isso aconteça e que cada empresa que surgir faça um preço cada vez mais baixo obrigando a categoria por falta de condições de se sustentar e abandonando prestação de serviço.

Responder
Augusto

Minha empresa precisa cumprir diversas leis e regras para funcionar. Por que um app clandestino Estrangeiro não respeita as leis e regras no Brasil??? O serviço de transporte individual de passageiros no Brasil, pertence aos brasileiros, taxistas legalizados. Leis e regras foram feitas para serem cumpridas !!!

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também