Ciclo de Debate SP 2030: para especialista, capital intelectual da cidade deve ser valorizado por gestores públicos

DA REDAÇÃO

São Paulo é uma das grandes cidades produtoras de riqueza no mundo. A riqueza produzida aqui, no entanto, é cada vez mais integrada mundialmente, é imaterial, menos industrial e mais relacionada a ideias, capital intelectual e serviços de alto valor agregado. É o que aponta o doutor em Engenharia de Produção e professor da FIA (Fundação Instituto de Administração), Claudio Terra. Para o especialista, reconhecer e apoiar esta vocação da cidade é um dos principais papéis dos gestores públicos, entidades patronais e dos trabalhadores.

“Os grandes centros produtores de inovação tem que ter políticas de desenvolvimento e atração de capital humano diferenciado, criativo e com boa formação científica. Estas pessoas, que tem grande mobilidade, inclusive internacional, são atraídas não apenas por oportunidades de trabalho e de empreender, como também por tudo que a cidade pode oferecer em termos de qualidade de vida, entretenimento, eventos de padrão internacional e acesso ao conhecimento. São pessoas que são sedentas por estímulos mentais de toda ordem, conexões significativas e também por ambientes que permitam a reflexão e a pausa”, destaca.

O professor ainda aponta que a cidade pode se transformar em um grande centro de empreendedorismo capaz de gerar produtos, serviços e empregos sofisticados. “Neste sentido o ambiente geral da cidade, assim como as condições de acesso a espaços físicos, infraestrutura, capital e talentos precisa ser privilegiado. O sistema fiscal e o espaço físico também podem ser desenhados para atrair e fomentar este tipo de empreendedorismo de alto valor agregado” ressaltou.

Especialistas como Claudio Terra, se reunirão na próxima segunda-feira (25/4), no segundo encontro do Ciclo de Debate SP 2030, promovido pela Escola do Parlamento da Câmara, para discutir a produção de conhecimento e inovação na cidade de São Paulo e como essa massa crítica pode melhorar a qualidade de vida da metrópole nos próximos 15 anos.

 

Para mais informações e inscrições acesse: www.saopaulo.sp.leg.br/antigo/escoladoparlamento

 

Serviço:

SP 2030 debate a “Cidade do Conhecimento” 

Data: 25/04/2016, das 14h às 18h

Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também