Defesa Civil apresenta plano de ação para período de chuvas

O coordenador geral da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima, apresentou nesta quinta-feira aos vereadores da Comissão de Segurança Pública o plano de ação previsto em caso de enchentes e escorregamentos nos períodos de chuvas.

De acordo com Paca de Lima, cada subprefeitura tem um coordenador da defesa civil e seu próprio plano de ação, no entanto, algumas medidas funcionam na cidade inteira. Algumas das ações já implementadas, são as réguas de níveis nos córregos em que a população consegue acompanhar se a água está subindo e se é necessário acionar a defesa civil e também pluviômetros, destacou.

Ainda durante a apresentação, o coordenador ressaltou a importância do trabalho da Defesa Civil juntamente com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O monitoramento realizado pelo CGE nos ajuda a fazer um trabalho de prevenção, mandando as nossas equipes para áreas de risco quando sabemos que vai chover naquele dia, disse Paca de Lima, que afirmou que as principais áreas de escorregamento em São Paulo são MBoi Mirim, Capela do Socorro e Campo Limpo, todas na Zona Sul.

Luiz França/CMSP
SEGURANCA-PUBLICA-17102013-FRANCA-02779-72_ABRE-

A principal reivindicação da categoria, afirmou Paca de Lima, é a profissionalização dos agentes da Defesa Civil. Em resposta, o vereador Coronel Camilo (PSDB), disse que a Câmara Municipal pode ajudá-los. Vamos trabalhar e pensar em sugestões para que a profissão seja reconhecida, adiantou. O vereador Ricardo Nunes (PMDB) também sinalizou para a necessidade dessa regularização. É necessário que isso seja resolvido, afirmou.

 O presidente da Comissão, vereador Ari Friendebach (PPS), aprovou a apresentação da Defesa Civil. Eles mostraram que estão preparados para os problemas que virão com a época de chuvas, mas a cidade é grande e muitos problemas ainda devem ocorrer, pois muita gente vive em áreas de risco, disse.

(17/10/2013 – 13h55)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também