Livro “Descobrir-se autor” escrito por alunos da rede municipal é lançado na Câmara

\d

Alunos da rede municipal lotaram o auditório Prestes Maia Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

O livro “Descobrir-se autor” escrito por alunos da rede municipal foi lançado nesta sexta-feira (24/6) na Câmara Municipal de São Paulo.  Os textos foram escolhidos a partir de um concurso para jovens leitores que participaram da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura.

O poema “Crescendo”, da estudante Ana Carolina Fiorentino Pato, 12 anos, é um dos textos escolhido para ser publicado. Aluna da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Amadeu Amaral, zona leste, Ana Carolina contou que sempre gostou de escrever. “Quando escrevo parece que viajo. Quando comecei a escrever esse poema não sabia que ele poderia ser publicado em um livro. Fui mostrar o que escrevi para a professora porque acho importante ouvir a opinião das pessoas”, comentou.

Para a estudante, o livro será um incentivo para que ela continue a escrever. “Escrevemos por hobby, sem nunca imaginar que teremos algo publicado. O livro significa que alguém reconhece o talento da pessoas e isso me deixou com mais vontade de escrever. Estou muito feliz”, disse.

Aluna do mesmo colégio, Lúria Peres Pinto tem 14 anos e o texto escolhido para ser publicado no livro conta a relação dela com os amigos da escola. “A ideia foi contar como é a interação dos estudantes e o processo de mudança porque vamos para o Ensino Médio e cada uma vai para uma instituição diferente. Estou feliz porque escrevo desde pequena e nunca achei que meu texto sairia em um livro”, explicou.

O editor da editora Aquariana José Carlos Venâncio participou do lançamento do livro e revelou ter ficado surpreso com a qualidade do material. “Ficamos orgulhosos com o trabalho e felizes com a possibilidade de o Brasil ganhar novos autores. As crianças escreveram da maneira dela, algumas delas criaram obras que se aproximaram de Saramago [escritor português]. Os textos nos deram emoção”, opinou.

Eliseu Gabriel

Eliseu Gabriel

A assessora da secretaria municipal de Educação Cristiane Carvalho Regis contou que foi difícil escolher os textos publicados. “As produções estavam com muita qualidade e houve empenho de todos”, explicou.

A Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura é uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB) com o objetivo de incentivar a leitura. “As escolas da rede municipal participaram e selecionamos os textos para esse livro que ficou muito interessante. O resultado foi melhor do que esperava por conta da participação de todos. Essa é uma maneira de incentivar as pessoas a estudarem e lerem mais, elevando assim o nível cultural do Brasil”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também