Academia Nacional de Farmácia celebra aniversário na Câmara

2016-08-12- 79 Aniversario da Academia Nacional de Farmacia-Abueno0757ABRE

Solenidade comemorativa ao 79º Aniversário da Academia Nacional de Farmácia
Foto: André Bueno / CMSP


DA REDAÇÃO

Profissionais da área farmacêutica e médica, autoridades e profissionais da saúde que atuam em diferentes setores onde se aplicam ciências farmacêuticas no Brasil se reuniram em sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, na noite desta sexta-feira (12/8), para comemorar o aniversário de 79 anos da Academia Nacional de Farmácia (ANF), por iniciativa da vereadora Edir Sales (PSD).

Lauro Domingos Moretto, atual presidente da ANF, explicou que a comemoração desta data na sede do Legislativo Paulistano tem um simbolismo muito grande, afinal, a Câmara Municipal tem um papel importante no dia a dia da Academia, que realiza trabalhos com impactos para a cidade e para o país.

“Congregamos cientistas que se dedicam à ciência farmacêutica no Brasil, são farmacêuticos, médicos, veterinários, cirurgiões dentistas e outros profissionais que atuam nesse campo. Nós temos programas educacionais para disseminar os assuntos relacionados à inovação, tanto sob forma de conferência, como simpósios e oficinas, esse é o nosso trabalho”, afirmou Moretto.

“É de extrema importância [a ANF], porque ela garante uma certa qualidade, eu não diria na fiscalização, mas na qualidade do desenvolvimento, do treinamento, do aprendizado dos farmacêuticos de qualquer idade, obviamente que os jovens são mais importantes porque é o pessoal que vai cuidar do futuro da indústria farmacêutica aqui no Brasil”, afirmou Theo Van Der Loo, presidente do laboratório Bayer S.A.

Já Pedro Eduardo Menegasso, presidente do Conselho Regional de Farmácia, alerta para necessidade de haver cada vez mais investimentos em pesquisas. De acordo com ele, é necessário um crescimento neste tipo de investimento, pois o contrário pode trazer sérios prejuízos ao país.

“A farmácia é uma área estratégica, se a farmácia no país for fraca, e quando eu falo farmácia, eu falo toda parte de pesquisas de medicamentos, fabricação de medicamentos, se essa área for fraca, o país fica dependente, estrategicamente muito fragilizado, e não consegue ter independência de outros países, isso é muito ruim”, pontuou.

Durante a solenidade, a Academia Nacional de Farmácia entregou a Medalha Jubileu a 25 personalidades de vida científica brasileira e internacional, em reconhecimento às suas contribuições às Ciências Farmacêuticas. Edimilson Migowski, presidente do Instituto Vital Brazil, foi um dos agraciados.

“Eu tenho uma vida acadêmica bem intensa, sou professor do UFRJ, estou à frente do Vital Brazil, que é um laboratório público, e agora ser homenageado pela Academia Nacional de Farmácia realmente é um grande orgulho para mim”, disse Migowski, que também deu uma palestra sobre doenças infecciosas, prevenção, mitos e verdade pouco antes da entrega da comenda.

Esteve presente ao evento também o vereador Andrea Matarazzo (PSD).

Confira a lista de homenageados:

Grupo I – Dirigentes de Entidades Associativas:

Alex Sandro Rodrigues Baiense; Bráulio Cesar de Souza; José Ricardo Arnaut Amadio; Juan Carlos Becerra Ligos; Lenira da Silva Costa; Sueza Abadia de Souza Oliveira

Grupo II: Diretores de Instituições de ensino

Anibal Gil Lopes; Cleopatra da Silva Planeta; Demerval de Carvalho; Gerson Antonio Pianetti; Jorge Mancini Filho; Josué Schostack

Grupo III – Pesquisadores

Eduardo Abib Júnior; Joi Luiz de Jesús; Luiz Antonio de Angelis Júnior; Margareth Marques; Solange Aparecida Nappo; Paulo Lee Ho

Grupo IV – Autoridades

Antonio Roberto Alves Correa; Celso Araújo Braga; César Eduardo Fernandes; Edir Sales; Edimilson Ramos Migowski de Carvalho; Jorge Froes de Aguilar; Theo van der Loo, Nilde Cardoso Barbosa.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também