Centro de Tradições Nordestinas recebe Salva de Prata da Câmara

2016-09-30-salva-de-prata-centro-tradicoes-nordestinas-ctn-abueno9000abre

À esquerda da foto, José e Cristina de Abreu, fundadores do Centro de Tradições Nordestinas
Foto: André Bueno / CMSP

 

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo homenageou o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) com a Salva de Prata em uma sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (30/9). A solenidade foi uma iniciativa do vereador Claudinho de Souza (PSDB) em reconhecimento aos serviços sociais prestados pela instituição.

Fundado em maio de 1991, o CTN é considerado o local de encontro da Comunidade Nordestina residente em São Paulo. Por iniciativa de José de Abreu e sua esposa, Cristina, o CTN foi fundado com a finalidade de ampliar e complementar o funcionamento da Rádio Atual, antiga emissora de rádio dedicada à programação exclusivamente nordestina.

“Criamos o CTN para enaltecer a comunidade nordestina por tudo aquilo que fizeram e ainda fazem pela nossa cidade e nossa estado. Reconhecemos o quanto é importante preservar essa cultura tão rica que fez de nossa cidade o que ela é hoje”, disse Abreu, presidente do CTN.

Além das manifestações culturais de dança, música e gastronomia, o CTN transformou-se em um ícone de defesa da cidadania da comunidade nordestina, estendendo também seus serviços socais a toda comunidade paulistana. Em 2003, recebeu do Ministério da Justiça o reconhecimento de Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelos trabalhos sociais que o CTN desenvolve e mantém, como emissão de documentos (RG e carteira profissional), corte de cabelo, tratamentos de saúde e estética, avaliação odontológica e oculista, oferecidos gratuitamente.

O CTN realiza ainda auxílio aos desempregados, através do Mural de Empregos, oferecendo vagas para recolocação profissional, e cursos de alfabetização de jovens e adultos, além de doação de agasalhos. Também promove casamentos comunitários e união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Para o vereador Claudinho de Sousa, a homenagem é o reconhecimento de uma tradição muito importante para a cidade de São Paulo. “A população paulistana tem um percentual significativo de nordestino, e o CTN sempre teve essa preocupação de manter a cultura nordestina mesmo estando aqui.  É extremamente positivo que a Câmara os reconheça como um marco da historia nordestina destro da nossa cidade”, ressaltou.

“É uma emoção muito grande comemorar os 25 anos do CTN com essa homenagem aqui da Câmara. O CTN foi criado justamente para homenagear essa comunidade que construiu esta cidade e hoje é uma honra muito grande ver a cidade reconhecendo essa iniciativa”, ressaltou Cristina.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também