Elias Cagnoni recebe Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão

2016-10-14-medalha-anchieta-elias-jose-cagnoni-abueno9852abre

Homenageado Elias José Cagnoni segura o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo; ao lado, o vereador Ari Friedenbach (PHS)
Foto: André Bueno / CMSP

 

DA REDAÇÃO

Uma sessão solene realizada na Câmara Municipal homenageou nesta sexta-feira (14/10) o administrador Elias José Cagnoni com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.  A iniciativa foi do vereador Ari Friedenbach (PHS), em reconhecimento ao trabalho social voluntário prestado por Cagnoni à população carente.

Elias José Cagnoni nasceu em Arceburgo, Minas Gerais, e veio para São Paulo com 14 anos, quando começou a dedicar parte de seu tempo a instituições de caridade. Em 1997, aos 26 anos, iniciou diversas ações solidárias voltadas para filhos e parentes de portadores de HIV.

Atualmente, pela Instituição Beneficente Ação Univida, Elias e toda equipe atendem diariamente 235 crianças e adolescentes carentes que recebem alimentação, aulas de informática, capoeira, reforço escolar e acompanhamento psicopedagógico. Auxilia ainda famílias com cestas básicas mensalmente,  além da ação “Elo”, que observa crianças com mobilidade reduzida.

“É muito importante quando a sociedade civil se envolve em busca de soluções. Infelizmente, temos o hábito no Brasil de cobrar apenas do Poder Público, mas a sociedade precisa participar das soluções. Quando a população se envolve, as coisas acontecem de fato. O Elias é um exemplo disso e está sendo homenageado porque faz a diferença no atendimento às pessoas excluídas da sociedade”, destacou o vereador Friedenbach.

O homenageado agradeceu a condecoração ressaltando a importância da solidariedade para melhorar o convívio em sociedade e a qualidade de vida na cidade. “Desde criança, por conta da minha formação religiosa e espiritualista ligada à solidariedade e a caridade, percebi no dia a dia que não adianta só culparmos o governo e autoridades e não fazermos nada. A gente precisa despertar nas pessoas o que elas têm de valor e acreditar no ser humano. O ser vivo é o maior valor da Terra e quando acreditamos no outro, ele demonstra o que tem de melhor. É um trabalho de 20 anos no terceiro setor no desenvolvimento de pessoas. Tenho um sentimento de gratidão pelo reconhecimento do município por esse trabalho que fazemos pela cidade.”

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também