Especialistas discutem ações para transformar São Paulo

Oito especialistas de diferentes áreas se reuniram neste sábado (12/4) na Câmara Municipal para  apresentar e discutir ações para transformar a cidade de São Paulo. Eles participaram do TEDX Vale do Anhangabaú, conferência de caráter independente que incentiva debates que podem inspirar políticas públicas

Durante o evento, o arquiteto e urbanista da USP João Whitaker Ferreira alertou que o consumismo e o individualismo que regem o modelo econômico das grandes cidades brasileiras promovem um apartheid sócio-espacial.
É preciso mudar a maneira pessoal de encarar a cidade, disse.

“A gente precisa entender que enquanto todo mundo não tiver a possibilidade de se apropriar e viver a cidade, ela não será boa nem pra nós nem para ninguém. Essa atitude individual é a base da transformação”, defendeu a gestora educacional Elisa Moreau.

Pensando justamente na gestão popular e em como, unida, a sociedade pode influenciar no desenvolvimento da cidade, há seis anos o jornalista Milton Jung criou a rede ‘Adote um Vereador’. “A ideia da rede é fazer com que o cidadão compreenda isso, se aproxime do vereador e passe a cobrar, monitorar, fiscalizar o trabalho dele e, mais do que isso, espalhar essa informação.”

“A cidade é um universo e tem muitas coisas acontecendo e muitas lições a serem aprendidas para que possamos trabalhar melhor. Representar não é só representar, é interagir para representar melhor também”, defendeu durante o evento o vereador Ricardo Young (PPS).

(14/04/2014 -17h02)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também