Ex-agentes da ditadura serão convocados para depor

Fotos: Fábio Jr Lazzari/ CMSP

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quinta-feira uma série de convites e convocações de pessoas a serem ouvidas nos próximos encontros do colegiado.

Um requerimento apresentado pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e aprovado pela Comissão inclui nomes como Rafael Martinelli (do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo), Airton Soares (advogado de ex-presos políticos), Aparecido Laerte Calandra (delegado acusado de envolvimento em casos de tortura e desaparecimentos) e Claudio Gerra (ex-agente da ditadura).

O mesmo requerimento pede que a Comissão da Verdade dê início às tratativas para transformar o prédio onde funcionava o DOI-Codi em um “Espaço de Defesa da Democracia e da Liberdade”.

Já o vereador Jamil Murad (PCdoB) solicitou a realização de uma reunião exclusiva para tratar do caso que ficou conhecido como Chacina da Lapa — operação do Exército no comitê central do PCdoB que resultou na morte de dirigentes do partido, em 1976.

Ele também pediu o encaminhamento de um ofício aos órgãos de imprensa para que mandem à Câmara as matérias veiculadas na época sobre o episódio, além da convocação do repórter Nelson Veiga, da TV Bandeirantes, que trabalhou na cobertura do caso.

(28/6/2012 – 18h20)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também