Segundas Paulistanas inicia com debate sobre a Participação Popular na Política

Encontro Segundas Paulistanas realizado no Plenário 1º de Maio
Foto: Luiz França/CMSP

KÁTIA KAZEDANI
DA REDAÇÃO

Como você quer participar desse mandato? Quais as melhores ferramentas? Como criar uma cultura de participação? Esses questionamentos foram discutidos na noite desta segunda-feira (13/2) durante a primeira edição de 2017 do Segundas Paulistanas – espaços de diálogos abertos à população, que neste encontro tratou do tema da Participação Popular na Política.

A atividade, que anteriormente fora conduzida e idealizada pelo mandato do ex-vereador Ricardo Young, agora terá continuidade com a vereadora Aline Cardoso (PSDB).

A ideia de manter os encontros, explicou a parlamentar, é uma das maneiras de estimular o envolvimento da sociedade com a política e está em perfeita sintonia com a discussão dessa noite. “A própria continuidade do Segundas Paulistanas se torna um mecanismo de participação fundamental para debater diversos temas”, argumentou Aline.

O engenheiro ambiental e mediador do encontro, Rangel Mohedano, concorda com a vereadora. “A cultura de participação precisa ser construída e espaços como esses ajudam a criar a cultura de participação política”, disse.

A tecnologia foi apontada pelos participantes como um instrumento importante para se avançar na participação popular. O aplicativo Sagacidade foi citado como plataforma inovadora e facilitadora dos debates. A rede permite a interação entre cidadãos, especialistas e gestores que dialogam sobre temas e problemas da cidade com o objetivo de propor soluções.

“O lançamento desse aplicativo é importante porque permite ao cidadão escolher o território urbano ou tema que quer debater, abrindo assim um canal para colocar críticas e soluções. É mais uma ferramenta para estimular a participação”, argumentou Aline.

O sócio do Urb-i – startup de transformações urbanas com foco no pedestre – Paulo Franco, elogiou a iniciativa da Câmara de realizar o Segundas Paulistanas. “O debate precisa acontecer no espaço público para que as pessoas conheçam melhor a cidade e ajudem a melhorá-la. O nosso objetivo é melhorar a mobilidade e consequentemente a cidade”, contou.

A vereadora Aline ficou contente com o primeiro debate do Segundas Paulistanas. “Precisamos ouvir a população e sempre trabalharemos temas pensando em soluções para a sociedade”, disse.

O Segundas Paulistanas é realizado toda primeira segunda-feira do mês na Câmara Municipal de São Paulo. O próximo encontro será no dia 6 de março e para comemorar o Dia Internacional da Mulher o tema discutido será Políticas Públicas para Mulheres.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também