Físico Ernst Hamburger recebe o título de Cidadão Paulistano

RenattodSousa / CMSP
ERNEST-HAMBURGUER-C_P-2122013-Rtto__9611-72-ABRE

Ernst Wolfgang Hamburger, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor da Estação Ciência, recebeu na noite desta segunda-feira (2/12) o título de Cidadão Paulistano durante uma solenidade realizada na Câmara Municipal.

Nascido em Berlin (Alemanha), o físico se mudou para São Paulo com apenas três anos de idade, em 1936, fugindo do regime nazista. Pesquisador das reações nucleares e da estrutura do núcleo atômico, Hamburger é considerado um dos maiores cientistas do país. Ele chegou a produzir vídeos didáticos para programas de TV como o Telecurso 2000 e também para a TV Cultura.

Atualmente, o professor é integrante dos Conselhos da Fundação Catavento, entidade que mantém o Museu de mesmo nome, do Conselho da Revista Ciência Hoje e do Instituto de Física. Hamburger tem cinco filhos com a física Amélia Hamburger,  sua colega de universidade.

Quando vim para São Paulo eu e minha família fomos muito bem acolhidos e sempre tentei retribuir esse carinho trabalhando para o bem da cidade. Esse título tem um significado muito grande para mim, quero agradecer a Câmara Municipal e ao vereador licenciado Eliseu Gabriel, disse Hamburger.

Para o proponente da homenagem, o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Eliseu Gabrie,  o professor contribuiu muito para a educação na capital paulista. O professor Hamburger veio para São Paulo ainda criança e ficou aqui trabalhando e ajudando no desenvolvimento da cidade. Esse título é muito merecido e é um orgulho tê-lo como nosso conterrâneo, explicou.

(02/12/2013 22h04)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também