Formatura da 14ª turma do Restaurante-Escola

Juvenal Pereira
Formandos_noticia_JP_5319
Com conclusão do curso, jovens se qualificam como mão de obra para o segmento da gastronomia

Trabalhar com os prazeres da boa mesa sempre foi o sonho alimentado pelo jovem Rafael de Souza Pimenta, de 18 anos. Por não ter meios financeiros, eu fui me aprimorando na minha casa mesmo. É muito difícil conseguir trabalhar nessa área. A faculdade é muito cara, declara Pimenta.

Ele é um dos 50 alunos da 14ª turma que concluíram o curso do Projeto Restaurante Escola, diplomados em sessão solene desta sexta-feira (04/02) da Câmara Municipal de São Paulo. A solenidade, a primeira do ano na Casa, foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSDB).

 O Restaurante Escola foi uma das melhores coisas que eu fiz na minha vida, conclui Pimenta, que tem como especialidade os risotos, receitas de massas frescas e molhos.

O formando Isaac Silva Alves, de 18 anos, outro que foi qualificado para o mercado pelo projeto, já foi recrutado e começa a trabalhar na próxima segunda-feira (07/02), num conceituado restaurante de cozinha nordestina. Só não aprende [no Restaurante Escola] quem não quer, porque tudo é interessante, acredita.

O Restaurante Escola, localizado na Câmara Municipal, é um programa que existe há sete anos e tem o objetivo de capacitar gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade social para o ingresso no mercado de trabalho da alta gastronomia. Os alunos recebem uma bolsa-auxílio mensal da Secretaria Municipal do Trabalho.

A Câmara dá um exemplo importante: o Restaurante Escola dá oportunidade de socializar conhecimento para uma parte da nossa sociedade que não teria isso, se não fosse aqui. Vamos entender que é uma parceria do Executivo com o Legislativo e a sociedade civil para formar esses garotos e essas garotas, enfatiza o presidente Police Neto, que confessou que trabalhou dois anos como cozinheiro numa cantina em Washington, capital dos Estados Unidos, para pagar seus estudos universitários naquela cidade.

O êxito do projeto repousa nas parcerias bem-sucedidas feitas entre a Secretaria Municipal da Assistência Desenvolvimento Social (SMADS), o Projeto Nós do Centro, a União Europeia, a Fundação Jovem Profissional, a Secretaria Municipal do Trabalho, além de outros parceiros como a Câmara Municipal e a Universidade Anhembi-Morumbi.

Quando os jovens saem do curso, eles têm uma nova maneira de enfrentar a vida. Tornam-se cidadãos e bons profissionais. Eu me sinto recompensada porque eles saem seguros de si e com uma autoestima boa, ressalta, emocionada, a vice-presidente da Fundação Jovem Profissional, Helena Matarazzo Suplicy, dona Besita.

Tem bastante mercado para essa categoria. São jovens de famílias pobres que sem esse trabalho do setor público não poderiam encontrar essa formação, constata a vice-prefeita do Município e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antônio, que prestigiou a diplomação da 14ª turma.

Compuseram a Mesa da sessão solene o presidente Police Neto; Alda Marco Antônio; o vereador Floriano Pesaro (PSDB); dona Besita; do secretário-adjunto municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes; da coordenadora de Proteção Básica de SMADS, Eufrosina Teresa de Oliveira; do gestor do Projeto Restaurante Escola da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Roberto Mazini Jr.; e do professor da Universidade Anhembi-Morumbi, Raramiz Bittencourt.

 

{morfeo 84}

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também