Fórum reúne entidades para debater o Plano Diretor da cidade

RenattodSousa

Um encontro realizado nesta terça-feira na Câmara Municipal marcou a abertura oficial do Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, projeto do vereador Carlos Neder (PT) que pretende trazer organizações da sociedade civil e parlamentares de todos os partidos para debater e elaborar propostas para o futuro Plano Diretor Estratégico  (PDE) da cidade de São Paulo.

Segundo o projeto de resolução aprovado em abril, o fórum deve ainda priorizar nas discussões aspectos relacionados à sustentabilidade socioambiental e a participação dos cidadãos na criação de políticas públicas.

Nossa ideia é que a sociedade civil organizada possa, em conjunto com os parlamentares, debater os desafios que hoje ocorrem em nossa cidade, e a partir disso elencar propostas e fornecer subsídios que orientem e forneçam conteúdo para a futura discussão do Plano Diretor da Cidade, disse Ros Mari Zenha, representante do Movimento Defenda São Paulo no evento.

Segundo o vereador Neder, o Fórum vai propiciar que a Câmara receba novos debates trazidos pelas organizações, entidades e associações participantes. A partir de agora corre um prazo de 90 dias para que as entidades elaborem um regimento interno, que vai disciplinar seu funcionamento em relação à Câmara. E isso é inovador porque é uma articulação não dos vereadores, mas da sociedade civil, que poderá usar a estrutura do Legislativo para acompanhar a discussão do Plano Diretor, debater temas novos ou acompanhar a tramitação dos projetos do Executivo ou do Legislativo, disse.

Além da discussão do Plano Diretor, esse fórum tem uma relação também com um programa que já desenvolvemos, chamado Cidade Sustentável, que luta por uma cidade mais saudável, que respeite mais o cidadão e ofereça mais qualidade de vida, disse Airton Góes, representante da Rede Nossa São Paulo.

O presidente da Câmara José Police Neto (PSD) ressaltou a importância para a cidade de São Paulo em ter um plano de desenvolvimento originário das mãos dos cidadãos. Não existe plano de cidade que não envolva o cidadão. Esse é o exercício sagrado da cidadania, essa participação na elaboração e planejamento que resultará na cidade que todos queremos.

Confira entrevistas em vídeo:

{youtube} rfWth4hv4jk&rel=0|400|300|{/youtube}

(26/06/2012  – 21h)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também