Dia Municipal do Balé Clássico é comemorado na Câmara

André Bueno/CMSP

Sessão Solene em comemoração ao Dia do Ballet Clássico

DA REDAÇÃO

O Dia Municipal do Balé Clássico foi comemorado nesta segunda-feira (24/4), em Sessão Solene na Câmara Municipal, com apresentações e homenagens aos profissionais da dança.

Instituída no calendário de eventos oficiais da capital paulista a partir da Lei 15.716 de 2013, criada pelo Projeto de Lei (PL) 255/2012, da vereadora Edir Sales (PSD), a data tem como objetivo preservar e divulgar essa arte.

“Escolhemos essa data por ser a data de nascimento da primeira bailarina do Theatro Municipal, Marília Franco, que conduziu por décadas a Escola Municipal de Bailado de São Paulo”, justificou Edir.

Para uma das homenageadas, eventos como esse são fundamentais para estimular o trabalho que os bailarinos desenvolvem. “É uma grande honra ser homenageada, partilho com todos da dança esse reconhecimento. Iniciativas como essa são importantes para que tenhamos mais energia para continuar dançando pelos mais diversos palcos”, disse a diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.

A presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo, Maria Pia Finócchio, também foi mais uma das homenageadas no Dia Municipal do Balé. “Estamos somando forças para que a dança clássica continue semeando pequenas bailarinas que se tornarão grandes estrelas”, disse.

A assessora de dança da Secretaria Municipal de Cultura, Lara Pinheiro, que na Sessão estava representando o secretário de Cultura, André Sturm, parabenizou a Câmara pelo evento.

“O balé é uma linguagem rica e importante no desenvolvimento cultural e educativo das crianças e dos jovens. É fundamental que esses eventos aconteçam para estimular na prática a dança clássica”, disse.

A organizadora do evento e bailarina, Priscilla Yokoi, ficou feliz com a realização do evento. “Foi um sucesso e um grande desafio unir bailarinos e escolher os homenageados”, disse.

A vereadora agradeceu a participação de todos e comentou sobre a importância do balé. “A dança traz disciplina e solidariedade para os jovens. Queremos atrair cada vez mais alunos para o balé”, finalizou Edir.

Foram também homenageados durante a Sessão Solene os seguintes artistas: Guivalde de Almeida, da Cia Brasileira de Danças Clássicas; a jornalista Flávia Viana; a bailarina e coreógrafa Flávia Goldstein; Raquel Teixeira, do Estúdio de Dança Raquel Teixeira; André Malosá, do Malosá Stúdio de Dança; Marcia Leite, da Company Dance Center; a bailarina Luciana Martins; Daniella Pavarini, do Centro de Artes; Ricardo Scheir, do Pavilhão D; Mavi Chiachietto, do centro de danças Mavi Chiachietto; Adriana Assaf, da Cia Paulista de Dança; Geysa Pereira, primeira bailarina da Associação Fernanda Bianchini; a jornalista Izabella Camargo; Adriana Soares, da Cia de Dança Adriana Soares; a maitre de balé Ana Maria Campos; a diretora do projeto Novos Sonhos, Joana Machado e a professora e bailarina Aracy Evans.

As apresentações da noite ficaram por conta dos bailarinos das academias e projetos dos homenageados.

Confira na galeria de fotos como foi a Sessão Solene:

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também