Autoridades se reúnem na Câmara para debater jogo da “Baleia Azul”

Luiz França/CMSP

O chamado jogo “Baleia Azul” tomou conta das redes sociais e virou notícia no mundo todo

RENATA AFONSO
DA TV CÂMARA

Uma Audiência Pública realizada nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, reuniu advogados e delegados especialistas em crimes na Internet e direito digital. Eles debateram sobre um desafio que tem levado jovens do mundo todo ao suicídio. O chamado jogo “Baleia Azul” tomou conta das redes sociais e virou notícia no mundo todo, inclusive no Brasil. Pais e autoridades ficaram preocupados, já que esse desafio induz o jovem ao suicídio. Há registro de 130 mortes relacionadas ao jogo.

Luiz Augusto Filizzola D´Urso, membro da comissão de direito digital da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo), disse que o problema é grave. “Os desafios divulgados pela Internet induziram diversos jovens do Brasil e do Mundo a cometerem o suicídio. São desafios macabros”, disse.

O delegado José Mariano de Araújo Filho, especialista em crimes da Internet, explicou que a palavra “jogo” foi usada indevidamente nesse caso.

“Como você entende algo que tem o objetivo de proporcionar algum tipo de interação, participação? Estamos falando por um expediente que é utilizado por criminoso. Não é jogo”, afirmou.

Para os especialistas, uma forma de combater os desafios como esses é alertar, já que outros do tipo devem surgir. Eles acreditam que implementar a educação digital nas escolas é uma boa saída.

O conselheiro da OAB, Luiz Flávio D’Urso, diz que é preciso controle, acompanhamento. “E acima de tudo, o que nós sustentamos é uma educação digital. Para que as crianças possam entender como funciona isso. E ao entender possam estar prevenidas”.

O requerimento para a Audiência Pública sobre o “Baleia Azul” é de autoria dos vereadores Eduardo Tuma e Adriana Ramalho, ambos do PSDB.

Adriana Ramalho disse que a comunicação é essencial. “Temos de alertá-los (os jovens), já que eles estão em uma posição vulnerável. Jovens que estão em um quadro de depressão, um quadro psiquiátrico. É muito mais do que alertar, é protegê-los diretamente. Então, só com ações junto aos parlamentos e sociedade é que nós vamos conseguir proteger e diminuir o índice desses casos”.

A vereadora Rute Costa (PSD), presidente da Comissão de Saúde, disse que os meios para prevenir a população devem ser difundidos.

Já o vereador Gilberto Nascimento (PSC) afirmou que a comissão estuda convidar “Youtubers” para conversar com os jovens. “O que os adolescentes assistem mesmo são os Youtubers. Então, nada melhor do que você usar a própria Internet para combater os problemas da rede”.

A vereadora Noemi Nonato (PR) afirmou que pretende estender as palestas às igrejas e às escolas. “As comunidades podem ajudar esses jovens”.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também