Maior Parque Linear do Mundo: governo do Estado explica projeto aos vereadores

Juvenal Pereira
Política Urbana
Ubirajara Felix, superintendente do DAEE, apresentou as etapas da construção; parque será centro de lazer, cultura e esportes

 

 Atendendo ao requerimento do vereador Zelão (PT), o superintendente de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), Ubirajara Tannuri Felix, explicou, nesta quarta-feira (07/09), aos integrantes da Comissão de Política Urbana da Câmara, o projeto de construção do Parque Várzeas do Tietê. O empreendimento é considerado pelo governo do Estado de São Paulo como o maior Parque Linear do Mundo. 

Com 75 quilômetros de extensão e área 107 km², a obra pretende trazer uma grande compensação ambiental, transformar e recuperar as margens do Rio Tietê, preservar a função das várzeas, aumentar a capacidade de escoamento, além de criar opções de lazer e moradia digna para mais de cinco mil famílias, que vivem em áreas irregulares, e serão reassentadas. A previsão, de acordo com Felix, é que toda a obra seja concluída até 2016.

 

“O cronograma total da obra estabelece até 2016, mas já iniciamos a operação. Todo cuidado está sendo tomado para que as famílias sejam tratadas como devem; com humanidade e seriedade. Faremos um cadastro e definiremos em conjunto para onde vão e de que forma”, explicou Felix.

 

O Parque que começa em São Paulo e vai até a cidade de Salesópolis está avaliado em R$ 1,7 bilhões. De acordo com Felix, o governo do Estado buscará financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O vereador Zelão enalteceu a proposta: “É uma obra que terá um impacto importante em diversas regiões de São Paulo, valorizará esses locais e trará até mais saúde para a população”, disse.

 

Projetos

 

Durante a reunião, foram aprovados dois requerimentos do vereador Juscelino Gadelha (PSDB), que solicitam informações à Emurb e à operadora de telefonia móvel OI, quanto a publicidade da empresa com uso de aviões emitindo fumaça no espaço aéreo paulistano. O vereador questiona se a campanha da empresa não interfere na Lei Cidade Limpa (Lei 14.223/06), especificamente no artigo 2º, que também considera o espaço aéreo como área de uso comum.

 

Os parlamentares aprovaram os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:

 

PL 07/08, do vereador Aurélio Miguel (PR);

PR 20/09, do vereador Chico Macena (PT); e

PL 575/08, do vereador Wadih Mutran (PP).

 

Participaram do encontro os vereadores Toninho Paiva (PR), Chico Macena, Juscelino Gadelha, Paulo Frange (PTB), José Police Neto (PSDB), Zelão e Carlos Apolinário (PR), presidente. 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Política Urbana
Requerimento do vereador Juscelino Gadelha foi aprovado pela Comissão
Juvenal Pereira
Política Urbana
Comissão de Política Urbana
Juvenal Pereira
Política Urbana
Ubirajara Tannuri Felix

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também