Comissão pede informações à prefeitura sobre aplicativos de transporte

Luiz França/CMSP

Dívida da Uber com a Prefeitura é discutida na Câmara

DA REDAÇÃO

A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia aprovou nesta quarta-feira (14/6) um requerimento do vereador Adilson Amadeu (PTB) para que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes envie informações sobre a dívida da Uber com a Prefeitura e a quantidade de veículos que fazem o serviço em São Paulo.

A necessidade desses dados, justificou Amadeu, é para saber se a empresa está regularizada. Se não estiver, acrescentou o petebista, “a Uber ficaria impossibilitada de participar da regulamentação”.   “O chamamento deve ter observações porque não se podem dar condições para as empresas de aplicativos devedoras ao Município. A Uber deve R$ 25 milhões”, disse.

A Prefeitura estuda regras para que os carros de aplicativos de transporte individual tenham identidade visual para circular, placa do Estado de São Paulo, selo de segurança e que os motoristas façam cursos específicos. A gestão ainda cobrará o pagamento retroativo de créditos por quilômetro rodado.

Durante a reunião, os parlamentares também debateram as supostas irregularidades cometidas pela Prefeitura na contratação da patrocinadora do Carnaval de rua deste ano. De acordo com o requerimento do presidente da Comissão, vereador Senival Moura (PT), a coordenadora de programação da Secretaria Municipal de Cultura, Gabrielle de Abreu Araújo, e as funcionárias da Prefeitura Gabriela Fontana Junqueira e Karen Penha de Oliveira, deverão prestar esclarecimentos aos vereadores. “Fizemos esse convite para entender o que aconteceu”, argumentou Senival Moura.

Audiência Pública

Antes de começar a reunião da Comissão, os vereadores realizaram Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei (PL 374/2015), de autoria do vereador Abou Anni (PV), que aumenta em até cinco anos a idade máxima dos veículos de transporte coletivo de escolares, exceto ônibus, de circularem na cidade.

A lei vigente determina validade de 25 anos para os ônibus, 15 anos para micro-ônibus e 10 anos para os demais veículos. A medida não valeria apenas para os ônibus. “Os veículos poderão funcionar por mais prazo desde que passem pela vistoria e sigam todas as normas de segurança”, comentou Abou Anni.

Para o vereador, o projeto é fundamental. “A medida é importante e tenho certeza de que os outros vão votar a favor por beneficiar a categoria”, disse.

O PL ainda precisa ser aprovado em segunda votação, antes de ir para sanção ou veto do prefeito.

8 Contribuições

Willian Arcanjo Bitencourt

Tomara que façam essa lei ser aprovada para o bem de todos nós trabalhadores ( motoristas ) e tbm para a segurança dos passageiros queiram eles se deslocarem com taxi ou uber

Responder
Fernando Furlin Tenorio

Tem limitar número de carros máximo 5 mil carros para aplicativos Uber é acabar com os carros de locadoras os veículos tem ter placa município São Paulo.

Responder
Fernando Furlin Tenorio

Tem limitar número de carros para aplicativo UBER no máximo 5 mil carros acabar com os carros de locadoras e somente carros placas do município de São Paulo.

Responder
Carlos Eduardo Balkian

Boa tarde,quero dizer a vocês que é preciso fazer alguma coisa com esse aplicativo Uber,estou a mais de um ano trabalhando nele.eu trabalho em média 15 horas por dia para conseguir fazer um valor que eu possa pagar as contas,cada dia que passa eu ganho menos devido ao número de motorista que vem crescendo , a Uber não para de cadastrar motorista, tudo tem um limite,mas enquanto ninguém não regulamentar o número de carros ela continua cadastrar e escravizando os motoristas para ficarem horas na rua dando lucro somente para ela.obrigado

Responder
Marcos Antonio zecchino

Gostaria de saber.porque a polícia militar não fás vistoria de documentação dos veículos de aplicativo.

Responder
José Cícero serafim.Monteiro

Acho que está novela ,JÁ passou de ter um fim
chega de palhaçada ,não tem.porque não por um fim nisso.

Será que so vão cair na real quando nós taxista ,tomarmos vergonha na cara e cobrar nossos direitos

Não temos nada comprar essas empresas de aplicativos .

SÓ querem que seja regulamentada
E tenha um.número de carros .

Se nós temos porque eles não podem.ter tb

Temos família precisamos trazer o sustento das mesma.

Nossos governantes precisam tomar vergonha na cara .
E por logo um.fim nisso

Chega
vcs nos representam na nossa cidade
hj vcs estão nó.poder ,mas para continuar vão depender de nossos votos
pensem nisso

O mundo da voltas

Veja o Lula
Dilma.
colorir
Aécio Neves
Cunha
E outros mas será que eles vão CONSEGUIR se eleger .

Nos estamos acordando

O povo agora ver as coisas de uma.forma diferente .

Estamos cobrando.mas
Isso é.so o começo

Algo que antes não acontecia
niguem.sé.importava com.nada
hj.não é assim.
pensem.bem.

Responder
José Cícero serafim.Monteiro

Queremos ponto.para.os carros pretos
foi prometido
mas.niguem..cumpriu.nafa até ágora

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também