Movimento pelo Belas Artes pede ajuda à Câmara

RenattodSousa
RenattodSousa

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (25) a visita de representantes do Movimento pelo Belas Artes, iniciativa que luta para que o espaço no qual funcionava o Cine Belas Artes seja tombado e para que o cinema volte a funcionar ali. Fundado em 1943, o cinema está fechado desde o dia 17 de março.

Recebemos uma visita da comissão que mobiliza a sociedade pelo tombamento do cinema, estivemos reunidos com a presidência da Casa, o vereador José Police Neto, e vamos agora intensificar o trabalho, acelerar o processo para conseguir preservar o cinema, disse o vereador Eliseu Gabriel (PSB).

O processo de tombamento do prédio onde fica o cinema foi aberto em caráter de urgência durante reunião do Conselho de Preservação do Patrimônio de São Paulo (Conpresp), no último dia 18 de junho. Desde então, o prédio não pode sofrer alterações em sua estrutura ou fachada até o final da análise do processo.

O Conpresp está elaborando um estudo técnico sobre o imóvel para avaliar se o prédio deve ser tombado como patrimônio histórico. O processo tinha previsão inicial de 90 dias para ser discutido dentro do órgão.

Para Celso Gonçalves, da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), a situação está num momento importante. A movimentação tem sido ampla. Procuramos o poder público para sensibilizar os vereadores sobre essa questão do cinema de rua na cidade de São Paulo.

O vereador Eliseu Gabriel disse ainda que preservar o cinema tem um significado muito importante para a cidade, pois representa uma luta pelo acesso à cultura, do desenvolvimento do nosso trabalho, do conhecimento e da experiência que as pessoas precisam ter em cinema e teatro.

(25/08/2011 19h27)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também