Nova turma do restaurante-escola forma 60 alunos

Marcelo Ruiz

À direita, Fernanda Costa comemora formatura e o trabalho em restaurante de shopping

O Restaurante-Escola São Paulo, que funciona dentro da Câmara Municipal, formou na terça-feira sua 17ª turma, em cerimônia realizada no Palácio Anchieta,  que reuniu os formandos, familiares e convidados.

Ao todo são 60 jovens de baixa renda, entre 17 e 20 anos, que participaram do curso entre dezembro de 2011 a julho de 2012. Dessa equipe, 20 já estão empregados. Durante as aulas, eles aprenderam todas as funções de um profissional que trabalha em um restaurante. Durante o curso, cada aluno recebeu R$ 715,30 por mês como auxílio.

Realizei um sonho. Aprendi a organizar tudo o que precisa ser feito antes de servir o almoço, diz Fernanda Costa, 20 anos, recém-formada e empregada em um restaurante de um shopping paulista.

O projeto é organizado e gerenciado pela Fundação Jovem Profissional e conta com a ajuda de parceiros como a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal do Trabalho, entre outros. Ao todo, o projeto já formou cerca de 1.000 jovens.

Minha maior alegria é sair para jantar e encontrar nossos alunos trabalhando, diz Besita Suplicy, vice-presidente da Fundação Jovem Profissional, que conta que há formados trabalhando no restaurante La Tambouille, de Brasília, Clubes Harmonia, Paulistano e Pinheiros, em São Paulo, e outros restaurantes espalhados pelo Brasil.

Presente à cerimônia, o vereador Floriano Pesaro (PSDB) elogiou o empenho dos professores e ressaltou a importância do conhecimento. Em toda a formatura, o professor é o que mais recebe palmas. Gostaria de agradecer àqueles que educam e passam o conhecimento. Conheci esse projeto em sua gestação. Isso é fantástico, é uma política pública que deu certo. Esses jovens saem do projeto com emprego, emancipados. Ninguém rouba o conhecimento de vocês. É mais importante do que o dinheiro, disse.

O Restaurante-Escola São Paulo é aberto ao público e funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 15 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, no Viaduto Jacareí, 100.

(31/07/2012 – 21h10)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também