Prefeitura apresenta Plano de Metas na Câmara Municipal

RenattodSousa
Plano de Metas
Manuelito Pereira Magalhães Jr., secretário municipal de Planejamento, entrega Programa de Metas da Cidade de São Paulo aos vereadores

 

O secretário municipal de Planejamento, Manuelito Pereira Magalhães Jr., compareceu nesta terça-feira (31/03), no plenário da Câmara Municipal, para fazer a entrega oficial aos vereadores do Programa de Metas da Cidade de São Paulo, também conhecido como Agenda 2012. O texto contempla os investimentos de R$ 20 bilhões em 223 ações  que deverão ser feitas na capital até 2012, quando termina a administração Kassab. Magalhães esteve acompanhado do secretário municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro, e do deputado estadual Fernando Capez.

Sobre o programa, Magalhães declarou: “Trata-se de uma iniciativa já adotada por cidades como Barcelona, na Espanha, e Mineapolis, nos Estados Unidos, mas ainda inédita no Brasil. Certamente será exemplo para outras cidades brasileiras, já que associa um modelo de gestão por resultados, com a participação ativa dos cidadãos. As ações mais importantes nos próximos quatro anos estarão voltadas para as áreas de educação, saúde e a questão ambiental.”
 
O texto foi aprovado pela Câmara Municipal em 2008 por meio de emenda à Lei Orgânica do município. “A Agenda 2012 consolida uma importante mudança no sistema de planejamento da cidade de São Paulo, em curso desde 2005, com o abandono da ótica das simples definição das ações e intenções para a busca de uma gestão por resultados concretos”, explicou o secretário.
 
O texto do Plano de Metas será publicado integralmente, nesta quarta-feira (01/04), no Diário Oficial. “A partir de agora a Câmara poderá realizar audiências públicas para debater as metas. A população está convidada a participar das discussões”, disse o vereador Floriano Pesaro (PSDB).
 
Os parlamentares ainda não tiveram acesso ao texto integral da Agenda 2012, mas João Antônio (PT) acredita que a emenda que deu origem ao Plano de Metas é um grande avanço para o município. “O Executivo deverá apresentar de seis em seis meses um relatório com o andamento das metas. Ficará mais fácil para os vereadores e para a população fiscalizar as ações”, disse o líder da bancada do PT.
 
Conheça alguns dos objetivos da Agenda 2012
 
 
Saúde:
 
– Construir 3 novos hospitais;
 
– Ampliar em 10 unidades as AMAS.
 
 
Educação:
 
– Atender 100% das crianças cadastradas para vagas em Centros de Educação Infantil – 0 a 3 anos;
 
– Atender 100% das crianças cadastradas para vagas em Pré-Escola – 3 a 5 anos.
 
 
Moradia:
 
– Atender 120 mil famílias no Programa de Urbanização de Favelas;
 
– Atender 4.300 novas famílias em prédios recuperados na área central e em programas de aluguel subsidiado.
 
 
Preservação dos Recursos Hídricos:
 
– Atender 45 mil famílias moradoras em favelas e loteamentos irregulares em áreas de mananciais;
 
– Implementar 27 intervenções de recuperação ambiental e urbanística na orla Guarapiranga e Billings, 18 delas em parques com vegetação recomposta.
 
 
Melhoria da Drenagem Urbana:
 
– Concluir obras de drenagem nos Córregos Pirajussara e Aricanduva;
 
– Limpar 7.600 quilômetros de leitos de córregos manualmente.
 
 
Melhoria na Mobilidade Urbana
 
– Investir R$ 1 bilhão no Metrô;
 
– Implantar 66 quilômetros de corredores de ônibus, entre outros.
 
 
Incentivo à Produção Cultural e interação criativa:
 
– Construir 3 Centros Culturais;
 
– Colocar 400 novos Telecentros em funcionamento.
 
 
 
 
 

Imagens para download:
RenattodSousa
Plano de Metas
Manuelito Pereira Magalhães (à esquerda), secretário Municipal de Planejamento
RenattodSousa
Plano de Metas
Agenda 2012 é o planejamento do Executivo para os quatro anos de mandato do prefeito Gilberto Kassab
RenattodSousa
Plano de Metas
O texto do Plano de Metas será publicado integralmente, nesta quarta-feira (01/04), no Diário Oficial

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também