Projeto libera animais de estimação em ônibus e metrô

Publicado nesta quarta-feira (19/2), no Diário Oficial, o Projeto de Lei (PL) 39/2014 propõe liberar a entrada de animais de pequeno porte no sistema de transporte público da cidade. Atualmente, a não ser em algumas exceções como no caso de cães-guia a entrada dos bichos é proibida tanto nos ônibus quanto nos trens do Metrô e da CPTM.

De autoria do vereador Paulo Frange (PTB), o PL permite que os usuários levem consigo animais de até 10 kg, exceto de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Fora desses horários, cada ônibus ou vagão poderá levar até dois bichos ao mesmo tempo.

Na justificativa do projeto, Frange afirma que a proposta beneficia, sobretudo, a população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições financeiras de ter um carro particular ou de pagar um táxi para chegar a um posto de vacinação ou até mesmo a um veterinário.

Mas os donos precisarão seguir algumas regras: acondicionar o animal em caixas de transporte, apresentar a carteira de vacinação, o registro geral do animal (RGA) e a plaqueta de identificação antes de embarcar. A entrada dos bichos também será cobrada como a de um usuário normal. Quem desrespeitar alguma dessas determinações estará sujeito a uma multa de R$ 200.

(19/02/2014 18h27)

2 Contribuições

Zelão

Mais uma lei inútil pra cachorro de nossos vereadores. TEmos que acabar com vereadores remunerados

Responder
Cesar Augusto Zanin Filho

No aguardo da aprovação deste projeto que será muito positivo para a maioria da população que não tem condições de transportar de carro seus animais de estimação em caso de emergência.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também