Projeto prevê faixa exclusiva para estimular carona solidária

Carros com três ou mais pessoas podem ter uma faixa exclusiva em algumas vias da cidade. Essa é a proposta do Projeto de Lei 149/2008, do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que teve seu parecer aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.

Com o PL, Nomura pretende estimular a carona solidária na cidade. São cerca de sete milhões de veículos, 90% circulando apenas com uma pessoa, no máximo duas, justificou o vereador, afirmando que, além de melhorar a fluidez do trânsito, o projeto beneficia quem deixa o carro em casa. Vejo o exemplo de estudantes que saem diariamente de São Paulo em direção a Bragança e Campinas. Muitos usam a carona até por questões econômicas, argumentou Nomura.

Diferente de cidades como Los Angeles (EUA), onde as faixas exclusivas beneficiam carros com pelo menos duas pessoas, Aurélio Nomura afirmou que em São Paulo é preciso radicalizar. Não pode ser marido e mulher, irmão e irmã, tem que se organizar para dar carona, defendeu. Como ponto positivo, o parlamentar observou que, se três pessoas compartilham o veículo e não duas, dificilmente ficarão sem carro por causa do rodízio.

Como primeiras vias para a implantação do projeto, o autor do PL 149/2008 sugeriu as 15 faixas reversíveis da cidade, onde há diariamente a inversão do sentido de circulação para atender ao sentido de maior demanda de tráfego.

(15/8/2012 – 14h31)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também