Proteção Social Básica é tema de discussão na Comissão do Idoso

DA REDAÇÃO

A Comissão do Idoso e Assistência Social da Câmara recebeu na manhã desta terça-feira (04/11) agentes técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social com objetivo de apresentar as políticas de assistência básica aplicadas na cidade, em especial ao público da terceira idade.

Segundo Rosane Bertotti, técnica de proteção social básica, a cidade de São Paulo atende quase 200 mil pessoas em situação vulnerabilidade, sendo 116 mil idosos com Beneficio de Prestação Continua de Assistência Social (BPC) e com programas como o Bolsa Família e o PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Nossa apresentação foi para explicar um pouco do que é a política de assistência, o que faz a proteção social básica que inclui os idosos. Acho que é interessante porque nem sempre a população sabe o que a secretaria faz, disse.

Rosane ainda defendeu a importância da participação dos idosos no Comas (Conselho Municipal de Assistência Social)  como ferramenta de participação. A secretaria faz a participação técnica daquilo que acontece na política social, mas tudo é pactuado no Comas. Precisamos que as pessoas participem do conselho e do Fórum de Assistência Social. Se a demanda chega ao fórum, conseguimos atender de acordo com nossas possibilidades. Acho que esse é o caminho , afirmou.

O vereador Mario Covas Neto (PSDB), presidente da Comissão, disse que é muito importante que os vereadores tenham conhecimento dos dados apresentados pela secretaria para que haja o melhor entendimento dos serviços prestados.   O que a gente percebe é que o trabalho é muito grande e a secretaria, infelizmente, talvez não tenha o prestigio que poderia ter dentro do orçamento da prefeitura. Apenas 2% do orçamento municipal são destinados à secretaria e ela tem um alcance social tremendo. Acho que a Comissão pode de alguma forma contribuir para que essa realidade seja alterada. Quem sabe agora na discussão do orçamento conseguimos destinar um pouco mais de recurso para esta área, disse.

(04/11/2014 15h23)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também