Os primeiros resultados do programa Bairro Amigo do Idoso, implantado pela Subprefeitura da Mooca em abril de 2011, foram debatidos nesta terça-feira durante a reunião da Comissão do Idoso e Assistência Social. A iniciativa, que já está sendo levada para outras regiões da cidade, é uma forma de levantar junto à população idosa suas necessidades e prioridades.
A criação do Bairro Amigo do Idoso levou à realização de uma conferência na região, em junho. Dinael Wilson Hilochi, um dos delegados durante o encontro, considera o programa fantástico. É problemático para um idoso ter que se locomover para ser atuante, explicou. Segundo Hilochi, desde a conferência a Subprefeitura da Mooca tem cobrado mais os donos de imóveis para consertarem suas calçadas, uma das maiores demandas da Terceira Idade.
O presidente da comissão, Claudio Prado (PDT), explicou que iniciativas semelhantes ao programa Bairro Amigo do Idoso já são aplicadas em outros países. Para o vereador, é importante regionalizar o debate sobre políticas públicas voltadas aos idosos.
“Cidade Tiradentes e a Praça da Sé, por exemplo, têm dinâmicas e necessidades diferentes. Na cidade temos 287 equipamentos só para idosos, o que precisamos agora é saber prioridades e a capacidade de cada subprefeitura em agir nas áreas envolvidas, afirmou.
Maria Russo, moradora do Bixiga, contou durante a reunião desta terça-feira sobre o projeto de revitalização da Praça 14 Bis, lançado na segunda-feira em parceria com a Fecomercio, que, segundo ela, foi elaborado com a participação da população idosa que vive na região. Ela acredita que o mesmo pode ocorrer em outras obras em São Paulo. O programa Bairro Amigo do Idoso pode fazer com que todos se juntem e deem ideias, disse.
O PROJETO
O programa Bairro Amigo do Idoso contempla a fiscalização de irregularidades e a realização de serviços de manutenção, como poda de árvore, limpeza de bueiro, conservação e conserto do passeio público e fiscalização da Lei Cidade Limpa, entre outros.
As áreas de intervenções são escolhidas pelo critério da maior concentração de pessoas, principalmente pedestres, como no caso de ruas estruturais e coletoras, além das vias que possuem equipamentos sociais de saúde e educação.
(16/08/2011 – 15h15)
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