Sessão Solene celebra cultura de religiões de Matrizes Africanas

RenattodSousa / CMSP
CAMDOBLE-DIA-1352014-Rtto__8767-72-ABRE


Em comemoração ao dia de Louvação aos Pretos Velhos e à cultura das religiões de Matrizes Africanas, uma Sessão Solene homenageou lideranças e representantes do candomblé na Capital, em uma iniciativa do vereador Laércio Benko (PHS).

O vereador destacou a importância do evento no dia que é celebrado o fim da escravidão no país. Nada mais justo que fazer esta homenagem a essa religião, que é a religião de origem da população negra. É um evento que fazemos com muito orgulho aqui na Câmara, principalmente para combater qualquer espécie de intolerância religiosa, afirmou.

Com a presença de religiosos e apoiadores, a solenidade contou com um desfile de roupas africanas apresentadas pela estilista Edilaine da Costa, que trabalha há nove anos na confecção de trajes. Nossa raça negra não tem muito espaço, temos porcentagem em todos os campos, mas não temos espaço para nossa religião. Hoje é um dia excepcional.

Também foi realizada uma exposição de peças do ateliê Palácio dos Orixás da estilista Yamatambo, que é especialista em paramentas (vestimentas) exclusivo para Orixás. E destacou o quanto o Candomblé contribui para cultura. Nossa religião é riquíssima, em cultura, em detalhes e fundamentos dos orixás, disse.

Marlene Campos Machado, presidente estadual do PTB, defendeu o reconhecimento à liberdade religiosa, resaltando a principal característica da cultura. É muito importante e muito justo essa solenidade, principalmente ao Candamblé, que é uma alegria. Fico muito alegre em estar hoje aqui.

(13/05/2014 – 20h51)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também