Sessão Solene presta homenagem ao Dia do Médico de Família

RenattodSousa
Médico da Família
“O objetivo, no momento, é tornar a Medicina de Família e Comunidade uma especialidade concorrida e valorizada”, ressalta Natalini

 

A Câmara Municipal, através do vereador Natalini (PSDB), realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Médico de Família e Programa Saúde da Família (PSF). Através do projeto de lei de número 805/2007, de autoria do parlamentar, ficou instituído, em São Paulo, o Dia do Médico de Família e Comunidade, a ser comemorado, anualmente, no dia 05 de dezembro.
 
O objetivo da homenagem é conscientizar  e reconhecer a importância deste especialista, que  representa uma inovação no Sistema de Saúde por intermédio de  implantação e a evolução das etapas e estratégias para a  Saúde de Família.
 
A Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC)  surgiu no Jardim Copa, em Itaquera, zona leste. A iniciativa pretendia mobilizar alguns profissionais e conseguir mostrar para os residentes a importância desta ação.  O vereador Natalini foi o primeiro médico a atuar nesta unidade de saúde.
 
A segunda experiência  foi implantada por volta de 1987, quando foram instaurados, em parceria com o Hospital Santa Marcelina,  os consultórios  conforme esse  modelo  de serviço médico, com atuação de vários  profissionais preocupados com uma medicina voltada para as camadas populares da sociedade.
 
No último dia de 1995, 31 de dezembro, Maria Thereza Lorenzzoni foi assinar,  no Aeroporto de Congonhas, com  o então  Ministro da Saúde,  Dr. Adib Jatene, o termo aditivo da primeira parceria para implantação do Projeto Saúde da Família  (PSF) do Município. Depois de três meses começaram os trabalho, com nove unidades formada por 11 equipes  compostas por um  médico,  um auxiliar de enfermagem e quatro  agentes comunitários.
 
Em 2001,  já havia mais de 240 equipes de saúde da família. O então Secretário Municipal da Saúde,  Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, propôs cobrir em 60% o município com o PSF. Hoje constam no município cerca de 800 equipes em parceria com 10 instituições.  
 
“O  principal objetivo, no momento, é tornar a Medicina de Família e Comunidade uma especialidade concorrida  e valorizada por ter um compromisso sério com a população na busca da qualidade de vida”, diz o vereador Natalini.
 
Na ocasião, receberam homenagens os médicos Henrique Sebastião Francé, um dos responsáveis pela implantação do programa na cidade; Dragam Miladenovic, primeiro médico contratado pelo programa; Duarte Malva Vicente, médico mais idoso do PSF, receberam menção honrosa durante o evento.
 
Além de Natalini a mesa da solenidade foi composta pela médica Edjane Torreão Brito, representando a Secretaria Municipal de Saúde; Leda Aschermann, secretária adjunta do Verde e do Meio Ambiente; José da Silva Guedes, presidente da Fundação Butantã; Henrique Sebastião Francé, médico; Rosiclair di Lorenzo, representando a Sociedade Paulista Médico de Família; Gustavo Gusso, presidente da Sociedade Brasileira Médico de Família e Comunidade.   

Imagens para download:
RenattodSousa
Médico da Família
RenattodSousa
Médico da Família

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também