Vai-Vai recebe Salva de Prata de vereadores do PCdoB

Assessoria Imprensa do vereador Jamil Murad
sessaovaivai-NOTICIA_2
Os vereadores Jamil Murad, Netinho de Paula e Police Neto participaram da homenagem à Vai-Vai

 

O Bixiga esteve em festa na noite de segunda-feira (06/12). Componentes da escola, moradores do bairro, admiradores do samba estiveram na sede do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai para homenagear os oitenta anos da escola, completados em 2010. O evento foi idealizado pelos vereadores do PCdoB, Jamil Murad e Netinho de Paula. Os dois entregaram à Vai-Vai a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo.

A solenidade foi marcada pela reverência às personalidades da escola, como dona Saturnina, Osvaldinho da Cuíca e a veterana porta-bandeira China retratadas no documentário Vai-Vai: 80 anos nas ruas, de 2010, e que foi apresentado na sessão solene. É preciso preservar a história de resistência desta agremiação que teve nomes como Livinho e Henricão, o primeiro rei momo negro nos anos 80, afirmou Jamil.

O presidente Darly Silva, o Neguitão, exaltou a velha-guarda como o símbolo da trajetória de vitórias e resistência da Vai-Vai. A velha-guarda começou há 80 anos o processo desse turbilhão chamado Vai-vai. A nossa escola é reconhecida pela garra e beleza. Pela bateria pulsante, comunidade empolgante e pela fidelidade dos componentes ao pavilhão, definiu.

Negritude

O vereador Netinho de Paula (PcdoB) lembrou dos tempos em que integrava o grupo Negritude Junior e fez várias apresentações na quadra da Vai-vai. Fiz parte de uma geração que revolucionou o movimento musical motivado por essa escola, disse referindo-se aos grupos de pagode que fizeram sucesso nos anos 90. Netinho ainda agradeceu aos moradores do Bixiga por ter sido o senador mais votado no bairro.

Outro parlamentar presente ao evento foi o vereador José Police Neto (PSDB) que saudou a Vai-Vai e o PCdoB. Aqui é o encontro de dois universos seculares, a Vai-Vai e o PCdoB, que tem 88 anos de história. O PCdoB busca socializar os meios de produção enquanto a Vai-vai socializa a alegria. Quero dizer aqui que a história dessa escola é maior que a nossa capacidade de homenageá-la, discursou Police Neto.

Arena Vai-Vai

Integrante há 30 anos da Vai-Vai, Jamil Murad conseguiu na ocasião uma inconfidência pública do vereador Police Neto,  líder do prefeito Kassab na Câmara dos vereadores. Instigado pelo comunista, Police revelou aos presentes que as conversações do poder público sobre o carnaval paulistano incluem, como prioridade, uma Arena Vai-Vai.

Jamil completou dizendo que a construção de uma quadra no Bixiga é o anseio da comunidade. É um sonho e precisa ser no Bixiga, perto da comunidade, ressaltou. Neguitão disse que a realização desse sonho é para dar mais dignidade a comunidade. Nossa escola é a mais antiga concorrendo ao titulo do carnaval, é a mais vitoriosa e a que mais têm simpatizantes e componentes. Mas falta concretizar esse anseio de termos nossa quadra, finalizou.

Além da entrega da salva de prata, foram homenageadas personalidades da escola que receberam pratos comemorativos aos 80 anos. 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também