Vereadores apuram irregularidade em empreendimento no Morumbi

RAFAEL CARNEIRO DA CUNHA
DA REDAÇÃO

A Comissão de Meio Ambiente discutiu nesta terça-feira (16/9) a situação do empreendimento Bosque Cidade Jardim, no Morumbi. Ele é alvo do Ministério Público e dos moradores da região, que alegam que o terreno é uma área de preservação permanente, com presença de nascentes.

Leia também:
Comissão vistoria construção em área de preservação no Morumbi

Presente na reunião, o secretário adjunto do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Brandão Figueiredo, pontuou que uma vistoria do órgão foi realizada em 2012 e não foi verificada nenhuma irregularidade ambiental. No processo de licenciamento ambiental não consta a existência de nascentes. Consta um córrego já canalizado há muitos anos. O Tribunal de Justiça de São Paulo tem vários acórdãos sobre isso que dizem que o córrego canalizado não é mais uma área de preservação permanente.

O empreendimento pertence à JHSF e consiste em um condomínio de luxo residencial. Possui 48 mil metros quadrados, sendo 12 mil de área verde. De acordo com o site da empresa, essa área terá trilhas para caminhada, playground infantil, área para ginástica e prática de yoga, quadra de tênis e quadra para a prática de vôlei e futebol.

Francisca Faga, moradora do bairro, apresentou fotografias da área e afirmou que, além de não se preocuparem com as nascentes, a JHSF está destruindo a vegetação, que é formada principalmente por araucária e pau-brasil, árvore em extinção.

Segundo o presidente da comissão, vereador Gilberto Natalini (PV), os trabalhos em cima desse caso continuarão e será necessário ainda ouvir o promotor responsável, um representante da DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).?

Confira nota da empresa JHSF: 

A JHSF informa que, em relação à reunião da Comissão de Meio Ambiente, foi convidada, compareceu e se manifestou esclarecendo que obteve todas as licenças necessárias e está realizando a obra dentro do que a legislação vigente exige.

(15/09/2014 – 15h08)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também