Reportagem sobre Belo Monte vence Prêmio Libero Badaró 2014

PREMIO_LIBERO_BADARO_DE_JORNALISMO-_24-11-2014-ANDRE_BUENO-EDIT-1641-72ABRE

Jornalistas premiados posam para foto durante a 11ª edição do prêmio Libero Badaró de Jornalismo Foto: André Bueno / CMSP

ROBERTO VIEIRA
DA REDAÇÃO

‘A Batalha de Belo Monte’, reportagem produzida pelos jornalistas Marcelo Leite, Dimmi Amora e Morris Kachani, da Folha de S. Paulo, faturou o grande prêmio da 11ª edição do prêmio Libero Badaró de Jornalismo, evento idealizado pelo Portal Imprensa, que contemplou os grandes trabalhos jornalísticos produzidos entre abril de 2013 e abril de 2014. A cerimônia de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira (24/11), na Câmara Municipal.

“A gente resolveu fazer na Folha de S. Paulo o primeiro trabalho envolvendo todos os recursos possíveis para o webjornalismo, vídeo, foto, som e texto narrativo longo. Nós achamos muito importante nos debruçarmos sobre o assunto da usina de Belo Monte. Na época era um assunto polêmico, controverso, muitas pessoas se posicionaram contra ou favor, mas, poucos sabiam de fato o que estava em jogo, como era a obra”, explicou Marcelo Leite.

A Batalha de Belo Monte foi uma reportagem publicada em cinco capítulos (obra, cidade, população ao redor da obra, impactos) e produzida por cinco jornalistas, que ficaram hospedados em Altamira, no Belém do Pará, por três semanas, acompanhando o dia a dia da obra.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Américo (PT), parabenizou a reportagem vencedora, salientou o crescimento do web jornalismo e destacou os outros trabalhos premiados na noite. “Foram quase 400 trabalhos de web inscritos nessa edição, isso é muito importante e mostra o caminho do jornalismo. Esse prêmio privilegia a qualidade do jornalismo, capacidade de investigação, ousadia, enfim, como vimos na matéria sobre Belo Monte, que discute as greves e a problemática em torno da obra de forma aprofundada. Tivemos também matérias internacionais, entre outras, a Câmara se orgulha de sediar um evento tão importante”, finalizou.

Outro destaque da noite foi a reportagem “Pedofilia em Coari – AM”, exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, que foi premiada na categoria telejornalismo. A matéria desbancou um esquema de exploração sexual e pedofilia que contava com a participação de Adail Pinheiro, prefeito da cidade do interior amazonense.

“Tínhamos que contar a história de um prefeito que respondia a mais de 50 processos e nenhum deles tinha qualquer andamento. Três desses processos se referiam a pedofilia e exploração sexual infantil. Nós tivemos a confiança das vítimas, dentre as quais destaco uma menina que seria entregue ao prefeito no réveillon, e ela era a terceira geração dessa família que havia sido explorada”, contou a repórter Mônica Marques.

O jornalista Gilberto Dimenstein recebeu o prêmio “Contribuição ao Jornalismo”. “Eu já ganhei o prêmio outras vezes e é sempre muito estimulante, porque ele representa o que você está fazendo, mas, também é o conjunto da obra”, pontuou.

“Este prêmio traz uma lembrança de um lutador das liberdades democráticas, do pluralismo, do diálogo. São valores fundamentais do jornalismo que precisam ser reafirmados, essa recuperação, esse ânimo, isso tem tudo a ver com a cidadania, com os interesses da Câmara Municipal em ter uma imprensa forte e democrática”, finalizou Antônio Assiz, diretor de comunicação externa da Câmara.

Confira os premiados

Grande Prêmio – A batalha de Belo Monte (Folha de S. Paulo)

Telejornalismo – Pedofilia em Coari (Rede Globo)

Radiojornalismo – Especial América Latina, golpe de 1964 (Empresa Brasil de Comunicação)

Web jornalismo – Bye Bye Brasil, 35 anos depois (Portal G1 SP)

Jornalismo impresso – Revelações do Coronel Malhães (jornal O Dia)

Fotojornalismo – Em defesa da democracia (O Estado de S.Paulo, fotógrafo Fábio Mota)

Reportagem cinematográfica – Laranjas do Sertão (Rede Record)

Ilustração – Protestos (Folha de S. Paulo)

Primeira página – Mais ordem do que progresso (Diário Catarinense)

Jornalismo universitário – Ausentes, eles estão em algum lugar do outro lado da fronteira (Universidade de Brasília)

Cobertura internacional – Sudão do Sul (O Estado de S. Paulo)

Contribuição ao jornalismo – Gilberto Dimenstein

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também