Escola do Parlamento inicia curso de capacitação política para professores

Luiz França/CMSP

Curso de iniciação política foi iniciado nesta terça-feira na Câmara

EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo iniciou nesta terça-feira (3/4) o curso Educação Política – Sugestões de Ações a Partir de Nossa Atuação, que tem o objetivo de capacitar os professores, principalmente da rede pública de ensino, para a formação e conscientização política dos alunos.

Para o presidente da Escola do Parlamento, Humberto Dantas, o professor é peça chave na construção deste tema no pensamento dos estudantes. “O objetivo é fazer com que a gente possa refletir conjuntamente aqui o que significa para um jovem ter acesso a princípios políticos elementares para o nosso desenvolvimento enquanto democracia”.

De acordo com a coordenadora do curso, Sílvia Carvalho, o afastamento cada vez maior dos jovens da política foi um dos fatores fundamentais para se pensar nesta formação dos professores. “Nós entendemos que a escola é um espaço importante de formação da cidadania. E levar essa discussão para dentro da sala de aula é muito importante. O professor é um agente fundamental nesse processo de formação”, disse.

O presidente da Escola do Parlamento lembrou, durante o curso, do trabalho de conscientização política desenvolvido com jovens do ensino médio, de escolas públicas da capital, que já atendeu mais de 500 jovens da periferia paulistana.

Na palestra dada nas instituições de ensino são trabalhados com os estudantes três conceitos: democracia, cidadania e estrutura do Estado brasileiro (em que são ensinadas as funções de cada representante eleito pelo povo).

O curso de formação iniciado nesta terça-feira ocorrerá semanalmente durante todo o mês de abril. Nesta primeira turma, 177 professores e educadores de escolas públicas e privadas estão participando da capacitação.

Simone Cuba está entre os professores e educadores de escolas públicas e privadas que participam desta capacitação. Para ela o curso veio em boa hora.

“Estamos num momento importante do país, as eleições estão chegando, então é importante que se discuta política também em sala de aula para formarmos cidadãos mais conscientes”, disse a pedagoga.

Esta foi a primeira turma deste curso de formação, outras serão formadas posteriormente ao longo do ano e para participar o professor deve ficar atento ao site da Câmara e clicar no link da Escola do Parlamento para saber quando será realizado o próximo curso e realizar a inscrição que é gratuita.

Outras turmas serão formadas ao longo do ano. Para participar, o professor deve ficar atento ao site da Câmara e clicar aqui para saber quando será realizado o próximo curso e realizar a inscrição, que é gratuita.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também