5ª edição da Semana de Incentivo à Leitura chega a Câmara

ORIENTACAO A LEITURA-10-04-2015 FRANCA-09351-300 CAPA

Semana de Incentivo à Leitura reuniu escritores, editores, representantes do Executivo, professores e alunos                                  Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta sexta-feira (10/4), a cerimônia de encerramento da 5ª edição Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, prevista pela Lei Municipal nº 14.999/07, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

Durante os dias 07 a 10 de abril foram desenvolvidas diversas ações pelas Secretarias Municipais da Cultura, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio da Câmara Municipal de São Paulo e da CBL (Câmara Brasileira do Livro).

A cerimônia reuniu escritores, editores, representantes das secretarias de Educação e Cultura do município, professores e alunos da rede pública municipal de ensino que participam de projetos de incentivo a leitura. Eles discutiram as perspectivas do incentivo a literatura nas escolas, através das rodas de leitura.

“Nós temos que valorizar muito as ações de leitura das nossas unidades escolares. Cada uma das 46 bibliotecas nos CEU’s (Centro Educacional Unificado) de São Paulo, tem um projeto de leitura e tem um trabalho de mediação de leitura muito bem cuidado não só com as comunidades escolares, mas também com as comunidades locais que transforma a relações nas unidades”, afirmou a coordenadora de Bibliotecas CEUs, Cristina Reis Figueira.

Também foi realizada a visita do Ônibus Biblioteca itinerante que estacionou em frente à Câmara para realizar gratuitamente o acesso aos livros com a população.

ORIENTACAO A LEITURA-10-04-2015 FRANCA-09345-300ABRE

Ônibus biblioteca estaciona na Câmara Municipal para encerramento da Semana de Incetivo à Leitura    Foto : Luiz França / CMSP

Para a coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas e assessora da Secretaria de Cultura, Suely Nemen Rocha, o projeto é uma ferramenta importante para o incentivo à cultura. “O ônibus é uma grande possibilidade de acesso à leitura, ele chega a lugares onde não existe nenhum equipamento, especialmente cultural, e trás a possibilidade de acesso ao conhecimento às pessoas. E hoje está aqui para compartilhar esta experiência de democratização do acesso ao conhecimento e a educação”, afirmou.

O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luiz Antonio Torelli, acredita que ações de incentivo são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. “Iniciativas como esta aqui na Câmara e outras tantas que acontecem pelo Brasil, é que realmente vão tornar esse país mais justo. Eu acredito muito no livro e na leitura como fator modificador da sociedade. Tem uma frase que diz: se você que sabe ler, mas não lê, não tem nenhuma competitividade com alguém que não sabe ler. Então, realmente essas ações conjuntas que vai transformar nosso país, a educação é fundamental”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também