Animais de assistência emocional são objeto de Projeto de Lei

MARCO ANTONIO CALEJO
DA REDAÇÃO

De autoria do vereador Quito Formiga (PSDB), o PL (Projeto de Lei) 174/18 pretende apoiar paulistanos que, por necessidade terapêutica, precisem circular pela cidade na companhia de animais de assistência emocional – os ESA (Emotional Support Animals, na expressão em inglês).

Segundo a proposta em discussão, a iniciativa será coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses do município – e será necessário que um profissional da medicina ateste a necessidade de assistência psicológica para o paciente.

Em tramitação na Câmara, o PL sugere a criação de cartão de identificação para armazenar dados dos animais que funcionam para seus donos como terapia alternativa, tendo em vista os benefícios psicológicos da companhia desses bichos domésticos.

Na justificativa do texto, o PL cita os EUA e Portugal como países que regulamentaram a assistência emocional de animais. Diferentemente dos animais treinados, como os cães que auxiliam cegos, os de assistência emocional não precisam necessariamente de treinamento específico, diz o PL.

Nos EUA, essa categoria animal é reconhecida, por exemplo, por algumas companhias aéreas que levam em conta a possibilidade de permitir a companhia dos bichos domésticos de assistência emocional durante as viagens.

Acompanhe aqui  outros Projetos em tramitação do vereador Quito Formiga (PSDB). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também