Arquivo Geral da Câmara conclui organização de 13 mil documentos históricos

 

DA REDAÇÃO
THIAGO GOULART

Uma das frases mais emblemáticas que se encontra no site do Centro de Memória da Câmara Municipal revela a importância da preservação da história de São Paulo, “A memória não apenas seleciona e interpreta: ela desperta emoções e impulsiona ações”.

É com esse intuito que, após um longo e minucioso trabalho de quatro anos, a Equipe de Arquivo Geral da Secretaria de Documentação concluiu a organização de quase 13 mil documentos históricos originais da Câmara.

Segundo o historiador e supervisor do Arquivo Geral, Ubirajara Prestes, toda documentação produzida pela Administração Pública precisava ser avaliada e preservada. Os documentos compreendem desde as atividades habituais da Casa Legislativa às cartas de pedidos da população aos vereadores, Requerimentos e Projetos de Lei.

Os documentos anteriores a 1937 produzidos pela Câmara estão em duas instituições. “A documentação original mais antiga, até a época da Proclamação da República em 1889, encontra-se no Arquivo Histórico Municipal”, afirma Ubirajara.

“Com a Proclamação e a criação da Prefeitura em 1898, nada mais natural a documentação da Câmara ficar com o próprio Legislativo”, disse o historiador. As mudanças de sede da Câmara Municipal no século 20 colaboraram muito para a desorganização dos documentos, além de caixas e folhas misturadas.

A necessidade de identificar, higienizar e separar os tipos de documentos, tais como Projetos de Lei ou Requerimentos, proporcionou uma nova reconfiguração do Arquivo Geral.  “Por isso que o registro é importante, pois cobre um período da história da administração pública em São Paulo que entendemos ser um momento pouco estudado, ou seja, o período da Primeira República”, explica Ubirajara.

História e Memória

A formação política de um povo é traçada pelo reconhecimento de que os fatos históricos são fundamentais para a compreensão não somente dos fatos presentes como também futuros. É dessa forma que a História e a Memória entrelaçam-se fornecendo os caminhos possíveis para a consolidação da democracia e o fortalecimento da relação entre o povo e a política.

É esse o norte do trabalho da bibliotecária Adriana de França, responsável pela indexação e higienização dos registros do Legislativo. Por meio da leitura esmerada de cada documento histórico e a inserção dos mesmos em um banco de dados, Adriana conseguiu organizar uma série de documentos que alinhavam a história da Câmara Municipal de São Paulo.

“A partir da identificação dos registros do Legislativo, pensei numa base de dados com alguns campos, principalmente no quesito promovente e quem iniciou o requerimento, a carta ou o Projeto de Lei”, afirmou Adriana.

“Conseguimos elaborar um resumo para cada documento denominado ementa, a fim de esclarecer do que se trata o documento”, disse.

Adriana complementou ainda que para além das palavras-chave com termos padronizados para facilitar a busca, o método utilizado dá confiança ao pesquisador, pois a busca consegue abarcar todos os registros diante da palavra pesquisada.

Acesse aqui o material digitalizado pelo portal da Câmara: Centro de Memória ou Biblioteca.

 

Breve Histórico da Administração Municipal no período entre 1892 e 1937

. Primeira República

As atividades da Câmara eleita tiveram início a partir de 1892. A primeira lei aprovada criou quatro Intendências Municipais: Justiça e Polícia, Higiene e Saúde Pública, Obras Municipais e Finanças.

. 1898

As Intendências se tornaram subordinadas ao novo cargo de Prefeito.

. 1916

Definitivamente, instituíram-se eleições diretas para prefeito.

. Revolução de 1930

Fecham-se todos os legislativos do país, dos municípios à administração federal.

. Constituição de 1934

Criaram-se as condições para reabertura dos legislativos.

. Julho de 1936 e novembro de 1937

Após as eleições diretas, foram eleitos 20 Vereadores para a nova Câmara Municipal de São Paulo.

. Estado Novo

Novamente os Legislativos foram fechados. Período de centralização administrativa.

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também