Artigo: A saúde é uma só e começa pela boca

VEREADOR MARCELO MESSIAS (MDB)

Eu acabara de ingressar no curso de odontologia quando uma tia minha pediu para que eu fosse até o hospital cuidar da cavidade bucal da filha dela, uma criança de apenas 10 anos que lutava contra leucemia. Uma solicitação familiar, porém, fundamentada em saberes médicos.

Isso porque os quimioterápicos causam a mucosite, um tipo de inflamação nas mucosas que, quando não tratada corretamente, pode evoluir para estágios mais agressivos.

Duas décadas se passaram desde o caso da minha prima e até hoje nós não conseguimos implementar no Brasil uma odontologia hospitalar efetiva.

O cenário pandêmico, porém, trouxe à tona essa pauta.

Um estudo realizado pela universidade canadense McGill relevou que pessoas com periodontite (infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes) têm 8,8 vezes mais risco de morrer de Covid-19.

Único cirurgião-dentista da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 10 de junho, eu fui até Brasília visitar o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Sr. Juliano do Vale, e tratar do assunto com a seriedade que ele merece.

O encontro fortalece a interlocução do Poder Legislativo com o CFO e permite que os nossos trabalhos sejam conduzidos daqui para frente com mais clareza, consistência e assertividade.

A servir de exemplo.

Vereador Marcelo Messias

2 Contribuições

Jorge barros pereira

Olá bom dia a todos vi. Para parabenizar o Sr veriador Marcelo messia pela iniciativa de ver o quê é melhor para o povo brasileiro é especial o povo paulistano deixou aqui meu obrigado (Parabéns)

Responder
Barbara

Morei em Sorocaba, e no pouco tempo que estive por lá (menos de 1 ano), quando precisei busquei ajuda com os vereadores e obtive, dentro do que puderam, sou grata até hoje. Quando voltei a São Paulo, tentei atenção e ajuda de alguns políticos da região, mas até desisti, quando teve a candidatura de Marcelo Messias, me simpatizei e acompanhei suas propostas de campanha, me agradou muito e dei meu voto, foi o único a me responder, e seus assessores serem solidários, empáticos e gentis. As vezes, mesmo que não consigam ajudar de primeiro momento, somente a educação e gentileza nos fazem muito bem, sentir que acreditei e votei certo. Sucesso e que Deus abençõe você e suas proposta possam ser concretizadas.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também