Artigo: Telemedicina no SUS, combatendo a desigualdade social

VEREADOR SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS)

A Telemedicina é uma das mais poderosas tendências tecnológicas da atualidade que pode solucionar um grande problema público, de milhares de paulistanos que esperam exaustivamente por um atendimento médico. Modalidade que existe desde 2002 no país, no serviço privado, apenas para quem paga plano de saúde.

Como autor do projeto de lei de nº 0045/2021, da Telemedicina no SUS (Sistema Único de Saúde), que já tramita pelas comissões da CMSP e está a caminho do plenário, com o objetivo de dinamizar e ampliar a capacidade de acompanhamento médico em pacientes que já passaram por um atendimento presencial, também visando à prevenção e o controle de doenças, acesso a consultas, exames médicos e outros.

A Telemedicina não irá substituir o atendimento médico presencial, mas sim, complementar, acelerar os processos, otimizar tempo e recursos, agilizando o atendimento, diminuindo filas de espera, facilitando os acessos e pode até salvar vidas.

Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina) a Telemedicina é uma atividade médica devidamente regulamentada, ferramenta, que possibilita o exercício da medicina mediado por inovações tecnológicas de comunicação que realiza serviços na saúde.

Este serviço à distância pode facilitar o acesso a uma saúde de qualidade para pacientes que vivem em regiões isoladas, priorizando as periferias, que são mais desfavorecidas, reduzindo custos de deslocamento e aumentando a eficiência nos diagnósticos, entre profissionais, como exemplo: Especialistas de um hospital poderão orientar outro médico, no diagnóstico de um paciente de outra unidade.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também