Artistas apresentam proposta de construção de teatros ecológicos

Divulgação
desenho-de-24-12-externo-3

Concepção artística da proposta apresentada pelo grupo para construir teatros utilizando materiais que não agridam o meio ambiente

A Câmara de São Paulo abriu as portas nesta sexta-feira para o encontro de um grupo que propõe misturar teatro com sustentabilidade. Através de uma proposta denominada de bioconstrução, o grupo denominado TeatroSilva desenvolve montagens usando técnicas que não promovem agressão ao meio ambiente. Essas montagens são tanto físicas, como construções, quanto artísticas, como palco, cenários e figurinos. Através dessa técnica, conseguimos produzir um espetáculo usando menos de 10% dos recursos financeiros e físicos de um grupo de teatro convencional, explica Sandro Baal, idealizador e coordenador do grupo.

A companhia está difundindo a proposta e hoje ela já é utilizada por cerca de 20 outros grupos teatrais. O TeatroSilva foi fundado em 2008 e já foi assistido por mais de 5 mil pessoas nas periferias da cidade.

Bioconstrução
A bioconstrução utiliza itens que não agridam o ambiente de seu entorno, reciclando materiais locais, aproveitando resíduos sólidos e minimizando o uso de matéria-prima que agridam o ambiente. A ideia é construir o máximo com o mínimo de recursos que impactem o planeta, diz Baal.

Apoiados pelos vereadores José Police Neto (PSDB) e Chico Macena (PT), o trabalho do TeatroSilva concorre ao Prêmio Holcim, dado por uma companhia holandesa a projetos de destaque na área socioambiental.

Salas sustentáveis
O maior objetivo do grupo agora é erguer em São Paulo várias salas de teatro totalmente sustentáveis, utilizando apenas materiais e técnicas que não promovam agressão ao meio ambiente.

Para tanto, o grupo TeatroSilva e o Núcleo de Cultura e Bioconstrução, formado pelas demais companhias de teatro, contam com apoio de um arquiteto e dois técnicos em gestão ambiental, que produziram o projeto físico desses prédios. É uma meta ambiciosa, mas o encontro na Câmara serviu justamente para tornar publico esse projeto e incentivar que os nossos grupos regionais trabalhem para erguer essas unidades. Queremos ter um espaço próprio e possibilitar que os nossos parceiros também conquistem, contou o coordenador do projeto.

A reunião na Câmara Municipal foi o pontapé inicial do grupo na divulgação do projeto de teatro ecológico.

(22h04)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também