Audiência discute novos alvarás para taxistas e aplicativo Uber

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Audiência pública da Comissão de Trânsito da Câmara                               Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

A emissão de novos alvarás para taxistas e a liminar que proíbe o aplicativo ‘Uber’ — que conecta motoristas e passageiros — na Capital foram os assuntos debatidos na manhã desta quarta-feira (29/4) em audiência pública promovida pela Comissão de Trânsito, Transportes, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara.

Para Edson Sena, motorista de táxi há 20 anos e presidente da Associação dos Taxistas de São Paulo, esse problema é grave, pois a falta de emissão de novos alvarás tem gerado situações complicadas, como a terceirização desses alvarás. Ou seja, o documento de um taxista é alugado por outro para exercer a função.

O vereador Ricardo Young alertou que a falta de novos alvarás pode ser um explicação para o crescimento do ‘Uber’ na Capital. “Essa é uma reivindicação dos taxistas há muito tempo. Há anos não há novas licitações para alvarás. O  mercado faz uma pressão para ocupar um espaço que os taxistas não podem ocupar por causa desse problema”, disse o vereador Ricardo Young (PPS).

“Eu não sou favorável à Uber, sou totalmente contrário, e expedir mais alvarás pode ser uma solução para que os taxistas não trabalhem na clandestinidade ou façam corridas por meio do aplicativo”, ressaltou.

O Uber, alvo de muita discussão nos últimos meses, é uma startup criada há cinco anos nos Estados Unidos e que opera atualmente em 42 países. No Brasil, ela se encontra em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo e o seu objetivo é conectar motoristas particulares e passageiros. Por meio do aplicativo, os usuários cadastrados procuram e solicitam motoristas — que realizam o serviço de transporte e recebem do Uber pelo serviço. Este serviço não é registrados pelas autoridades de transporte municipais e nem estão previstos na legislação.

Liminar

Uma liminar foi concedida na manhã de hoje pelo juiz de Direito Roberto Luiz Corcioli Filho, da 12ª vara Cível de São Paulo. Atendendo a um pedido feito pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo, ela determina que o funcionamento do Uber seja suspenso. Caso a empresa descumpra a liminar, a multa será de R$ 5 milhões.

“Sem dúvida nenhuma, a liminar é um passo. Mas temos que fazer valer as leis. Vou lutar junto à Secretaria de Transportes para que haja mais homens fazendo a fiscalização. A profissão é nobre e não pode ser atingida por estelionatários”, ressaltou o vereador Adilson Amadeu (PTB).

Para Antônio Mathias, o Ceará, presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores, a liminar é o início de uma briga. “O importante é que ganhamos a primeira e eles são ilegais. Nós somos legais”, disse. Para Ricardo Young, apesar da emissão da liminar, o que considera importante, a demanda de taxistas por alvarás continua a existir e isso precisa ser solucionado.

 

 

A Comissão de Trânsito realizou nesta quarta-feira uma audiência pública para discutir, entre outros assuntos, a utilização do aplicativo ‘uber’ , que foi criado para conectar passageiros e motoristas particulares — alvo de críticas dos taxistas da Capital.

 

12 Contribuições

Gilson Da Silva Bispo

A falta de transparência pelo serviço público em especial na Capital de São Paulo, onde as empresas de FROTA são beneficiadas com alvaras nao havendo sorteios para a sociedade atuante no servico de taxis, ou seja, os frotistas acaba gerando esses desconforto da categoria e dando brega para outros mecanismo de aplicativos clandestinos hoje denominado Uber atuar na ausência da municipalidade.
Portanto estamos brigando pela liberação de Alvará de forma justas para os profissionais atuantes como frituras

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Welington

As frotas são as maiores exploradoras deste bem publico que e o alvara deveria haver alvaras somente para a pessoa fisica inibindo e facilitando a fiscalização no ambito da comercialização pois não e de ninguem a propriedade do mesmo ele e concedido para trabalhar e nao para explorar o que acontece com as frotas e proprietarios que exploram pre-postos ou co-proprietarios.

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Tiago Tavares de Almeida dos Reis

As Frotas de Táxis de São Paulo tem que acabar….
Além de contribuírem para a exploração trabalhista,vêem sufocando incansavelmente vários motoristas…
Com essa atitude,todos os alvarás das frotas entram em sorteio para quem REALMENTE deseja trabalhar como taxista…

Aliado a seguinte iniciativa :
A Inclusão de Segundo Motorista,Somente deve ser Autorizada mediante comprovação de vínculo familiar…
Eu posso dividir o táxi com quem realmente eu não tenha intenção de alugar ou explorar….
Isso sim é o correto!
Ai sim pode se acabar com a máfia dos alvarás de táxis!

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Adilso Raimundo de oliveira

Fim das frotas.Exploradoras dos pobres motoristas q trabalham 13- 16 horas num caótico transito para levar míseros reais p casa .Deixando paras frotas todo o dinheiro ganho.chega dessa escravidão

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Adriano

Existem milhares de alvarás nas maos de pessoas q nem sequer digiu um taxi na vida.vivem como reis na exploracao do sacrifício alheio. quando a prefeitura vai fingir q não sabe de nada .vamos a imprensa q CS vão ver o q vai dar p prefeitura

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Jesus

Pelo q eu sei a um programa de TV esta preparando uma bela reportagem sobre essa mafia dos alvarás a prefeitura vai tremer vamos aguardar

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Sergio

Prefeitura deveria analisar bem os taxistas que poderão adquirir um alvará de táxi em São Paulo, acredito que tenha que estar trabalhando pelo menos 1 ano em qualquer frota, segundo motorista, preposto e co-proprietário assim seria justo qualquer sorteio.

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Jose Pereira

Sou taxista já trabalhei em frota de táxi mas como era muito alta o valor resolvi sair porque não tem como saio dela praticamente devendo quase 300 reais
Paga aluguel moro em casa aluga já ser vao no total 1300/reais fora que tenho que ajuda minha família toda meu pai trabalho de táxi quase ávida toda nunca foi beneficiando no sorteio de alva, o que quero dizer que as pessoa que naonprecisa estão ganho alva e as pessoa que trabalharão faz tempo como frota td. Quase 70 anos continua trabalhando e aposentado mais não da para paga nada porque aposentadoria e uma bosta tem pessoa que, conheço pessoa que tem carro moto te. Casa própria tinha o emprego fixo nem precisava acabarão ganhando o alva, o que acho que você devia fazê e ver que está trabalha do em frota a muito tempo pesquisa quem nesecita mais fala direto com as frota porque ser continua desse jeito o único jeito e ir PA UBER mesmo…

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TIago

Como usuário do serviço do Uber peço que este serviço seja regulamentado apenas para evitarmos comentários do tipo “serviço clandestino”. O serviço e o atendimento Uber é absurdamente superior ao dos Táxis. Os carros, o atendimento, a condução dos motoristas é bem melhor e prazerosa, do que andar de Táxi. Apesar dos taxistas terem isenção de impostos para compra dos carros, seus carros sempre são sujos por dentro, lamentavelmente. O usuário tem que ter opção e o Uber é isso, opção para um serviço ruim que é prestado em São Paulo.

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eliseu aureliano da rocha

meu amigo venho aqui pedir por amor de deus nus ajude nois tacixista contar a pirataria ja tem boatos do pcc alugando carro e traficante com 4 carros trabalhando com laranja trabalho a 10 anos no taxi amo de coracao nao tenho alvara mais trabalhei numa frota 7 anos depois como preposto vote contra esta uber nus ajude nao queremos que aqui vire uma bagunca iremos a falecia nao tem codicao nao to mais coseguindo faser as diarias to com muita divida nunca tinha acotecido so depois desta uber temos leis federal que nus defende a prefeitura nunca pode faser isto eu desrespeito com nois demais espero que mi responda e vote a favor obrigado que deus abesoi a cada um que nus defender

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Ricardo Fiorett Filho

Na minha opinião o segundo motorista deveria ser proibido para terceiros somente familiar poderia entrar como segundo motorista

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Ricardo Fiorett Filho

Na minha opinião o segundo motorista deveria ser proibido para terceiros somente familiar poderia entrar como segundo motorista

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