Audiência Pública debate o Plano Municipal de Educação

PLANAO MUNICIPAL DE EDUCACAO-14-05-2015 FRANCA-00572-300CAPA

Parlamentares e especialistas debatem diretrizes para o Plano Municipal de Educação                                                            Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (14/5), a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma audiência pública para debater o Plano Municipal de Educação. O PME é um instrumento que deve orientar o Executivo para o planejamento do sistema de educação no município nos próximos 10 anos.Estiveram presentes educadores e especialistas da área.

Emília Cipriano, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, destacou que para melhorar o Plano é necessário responsabilizar toda a sociedade para que o documento saia do papel e seja um instrumento de garantia dos direitos das crianças, jovens e adultos. “Precisamos de uma educação que transforme, que não reproduza, uma educação mais crítica e que traga um componente de que as pessoas sejam protagonistas e não seres subjulgados a um pensamento dominante.”

A educadora Selma Rocha elencou alguns aspectos que ela acredita que devem fazer parte do Plano Municipal de educação. “É muito importante que esteja escrito no plano que a escola é um lugar de construção de conhecimento e não de reprodução de informações. O plano também tem que fazer referência a discussão sobre os coletivos educacionais  e a reunião pedagógica que tem papel fundamental para contribuir tanto para investigação, quanto para mediação entre os conhecimentos das crianças e o currículo que se pretende construir. Além disso, aumentar os recursos e um esforço de trazer o governo estadual e federal para o debate da educação municipal.”

De acordo com o relator do projeto que discute o Plano Municipal de Educação, o vereador Paulo Fiorilo (PT), o PL está tramitando na Comissão de Finanças e Orçamento e essa foi a segunda audiência. “Temos mais uma marcada para o dia 24/5 e aí encerramos as audiências públicas. Apresentarei o relatório para a comissão e depois ele será levado para o plenário.”

2 Contribuições

Eunice Iglesias

É lamentável e preocupante, a deterioração moral do ser humano. Falta de Cidadania, falta de respeito. Falta de espírito de coletividade. Desconhecimento e desrespeito às Leis, ao bom senso.
Tenho, como Cidadão=, algumas sugestões:
1. Creio que a matéria Cidadania, deveria fazer parte do Curriculum Escolar.
2.Creio que os alunos deveriam ter aulas sobre os Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Serem incentivados a conhecerem e respeitarem as Leis.
3. O Brasil se torna uma lata de lixo. Do maternal ao pós-doutorado, deveria-se ensinar alunos a amar a Pátria, cuidar dos bens Públicos. Toneladas de lixo, são retiradas diariamente das Ruas.
4. Alunos terem orientação sobre o Código Nacional de Trânsito. Pais que estacionam carros em fila dupla, lugares proibidos, ensinar as próximas gerações a fazerem o mesmo. Em São Paulo, Vans Escolares, circulam pela cidade, buzinando, nas portas dos alunos, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Com a permissividade de pais. Deseducando as futuras gerações de motoristas.
5. Levar alunos, à Câmara Municipal da Cidade. Ensinar aos alunos que a informação, gera ação. Gera conhecimento. Gera evolução.
Existe muito mais a acrescentar e sabemos que muito do que aqui foi exposto, deveria ser ensinado em casa.
Ao ver mais um vídeo, esta semana, de um aluno agredindo uma Professora, me pergunto. O que será deste País? Quem vai querer ser Professor de Escola Pública, neste País?
6. Aulas sobre o meio ambiente. Respeito e preservação ambiental.
7. Aulas de Ética.
Enfim, desde a primeria infância. Pais e alunos precisam aprender a exercer a Cidadania.
Ter em casa:
1. O Código Nacional de Trãnsito
2.O Cógidfo de Defesa do Consumidor
3.A Constiutição, etc. E não falta material na mídia . Falta ao Cidadão Brasileiro:
.Conhecer as leis, respeitá-las. Respeitar o seu semelhante. Amar o seu País. Que os Brasileiros
se empenhem em ser Cidadãos. E que Professores, independentemente de Curriculum, possam passar informações sobre Cidadania. Sabemos que não são valorizados, na grande maioria extremamente mal remunerados ( sem outros milhares de problemas que enfrentam), mas, por favor, inicie-se urgentemente nas Escolas ( do maternal ao pós-doutorado), A Cidadania. Se cada Professor, disser ao seus alunos, uma única frase todos os dias, começaremos uma transformação. Não joguem lixo no chão.

Responder
Eunice Iglesias

retificando um erro, na mensagem anterior.
Item 4. Pais que estacionam em filas duplas, na portas das escolas, em lugares proibidos, etc., deseducam as próximas gerações de motoristas. E aqui, falo para onde existe essa realidade.
Nas reuniões com os pais, ver quem se dispõe a trazer Profissionais de diversas áreas, para dar Palestras. A Direção das Escoals, terem essa iniciativa. Levar alunos a museus, concertos. A Cidade de São Paulo, tem uma vida cultural riquíssima. E com centenas de ótimos evento culturais gratuitos.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também