Câmara de SP cassa pela 1ª vez na história vereador que quebrou decoro parlamentar por racismo

Perda do mandato de Camilo Cristófaro foi aprovada por 47 dos 55 parlamentares

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Em decisão histórica no país, o Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (19/9) a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro parlamentar, após uma fala racista feita durante uma CPI em maio do ano passado.

A perda do mandato foi aprovada por 47 dos 55 vereadores. O quórum necessário para a cassação era de 2/3 dos parlamentares, ou seja, 37 votos. Houve 5 abstenções, uma ausência e nenhum voto contrário. Camilo e Luana Alves (PSOL) estavam impedidos de votar por serem partes do processo.

“Cassar o mandato de um parlamentar é uma decisão difícil, não é algo que os demais vereadores fazem com prazer. No entanto, é uma decisão que atesta a seriedade da Câmara Municipal de São Paulo. A mensagem que a maior Câmara Municipal da América Latina passa hoje é de não ao racismo e não a todo tipo de preconceito. Esse tipo de atitude não pode mais ser tolerada, dentro e fora desta Casa”, diz o presidente da Câmara, vereador Milton Leite (União). “Todo o processo ocorreu com muita transparência e responsabilidade, garantindo amplo direito à defesa e ao contraditório”, afirma Leite.

A sessão de julgamento de Cristófaro durou cerca de três horas e incluiu, além de pronunciamentos dos vereadores, a fala do advogado Ronaldo Alves de Andrade, defensor do acusado.

Com a cassação do agora ex-vereador, assume o mandato o primeiro suplente do PSB, Adriano Santos.

Veja a íntegra da sessão de julgamento: https://www.youtube.com/watch?v=xB_HCadYpNE

Uma Contribuição

Paulo Tadeu Mattos

Parabenizo a câmara pela justa homenagem feita à Sra. GINA ARIETTI, da TV SOSITE, na data de ontem 20.09.2023
Vereadores dessa legislatura estão mudando a câmara de forma positiva.
Muito obrigado.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também