Câmara de SP fará homenagem aos bombeiros que trabalharam no Joelma

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Incêndio matou mais de 180 pessoas em 1974; heliponto do Palácio Anchieta serviu de hospital

A Câmara Municipal de São Paulo realizará nesta quinta-feira (01/02) Sessão Solene para entrega do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, em memória às vítimas e os sobreviventes do incêndio do Edifício Joelma. O incêndio, que aconteceu em 1 de fevereiro de 1974, é considerado uma das maiores tragédias urbanas da história do Brasil e deixou 181 mortos e mais de 300 feridos. O prédio fica ao lado da sede da Câmara e o número de vítimas poderia ter sido muito maior se o heliponto do Palácio Anchieta não tivesse sido usado como hospital de campanha.

O evento premiará onze bombeiros que trabalharam combatendo o incêndio e hoje têm entre 70 e 90 anos de idade (veja lista abaixo). O Joelma não tinha saídas de emergência e o resgate foi dificultado pela falta de equipamentos adequados. As cenas de pessoas se jogando das janelas correram o mundo e chamaram a atenção para a falta de segurança das edificações da época.

O incêndio do Joelma motivou a discussão na Câmara de um novo Código de Obras. Para refletir sobre as lições aprendidas e os avanços na prevenção de acidentes, o legislativo Paulistano também realizará o Seminário “50 anos do incêndio no Edifício Joelma – Memórias e Avanços Regulatórios”, que vai reunir especialistas e autoridades no dia 6 de fevereiro, às 14 horas.

 

Serviço:
Sessão Solene para entrega do Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas
Dia 01 de fevereiro, às 16 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de SP
Viaduto Jacareí, 100

Seminário “50 anos do incêndio no Edifício Joelma – Memórias e Avanços Regulatórios”
Dia 06 de fevereiro, às 14 horas
Local: Auditório Prestes Maia/ Câmara Municipal de SP
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/os-50-anos-do-incendio-no-edificio-joelma-memorias-e-avancos-regulatorios/2310720

Lista dos bombeiros que serão homenageados dia 1:

ISIAS CAMPOS VIEIRA – 72

EDUARDO BOANERGES SOARES BARBOSA – 77

AUGUSTO CARLOS CASSANIGA – 83

RUFINO RODRIGUES DE OLIVEIRA – 92

LUIZ ALVES GRANGEIRO – 78

FRANCISCO ASSIS DOS SANTOS – 77

PEDRO ORTIZ CACERES – 74

ROBERTO SILVA – 81

JOÃO SIMÃO DE SOUZA – 73

FRANCLIN DE JESUS FERREIRA – 75

CELIO MOTERANI – 76

Veja também