Câmara elege Mesa Diretora para exercício legislativo de 2019

Luiz França/CMSP

Composição da Mesa Diretora é definida neste sábado (15/12)

MARCO ANTONIO CALEJO
DA REDAÇÃO 

Os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo foram conhecidos na manhã deste sábado (15/12). Na eleição, realizada em Sessão Extraordinária, foram escolhidos o Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1° Secretário, 2° Secretário, 1° Suplente e 2° Suplente. Ainda no sábado, foi decidido o nome do Corregedor-Geral da Câmara.

O vereador Eduardo Tuma (PSDB) foi eleito presidente da Câmara com 51 votos. O candidato concorrente à Presidência, vereador Fernando Holiday (DEM), recebeu um voto. Foram registradas ainda duas ausências e uma abstenção.

O atual presidente da Câmara, vereador Milton Leite (DEM), foi escolhido 1º vice-presidente e a vereadora Rute Costa (PSD), 2ª vice-presidente. O vereador Reis (PT) foi eleito 1º secretário, e o vereador Isac Felix (PR), 2º secretário. A vereadora Soninha (PPS) foi escolhida 1ª suplente, e o vereador Claudinho de Souza (PSDB), o 2º suplente. E o vereador Souza Santos (PRB) foi eleito corregedor-geral.

Tuma dedicou a vitória aos pais e irmãos, agradecendo a todos os vereadores da Casa. “Como representantes do povo, temos uma missão, um objetivo, que é garantir uma vida mais justa aos cidadãos paulistanos”, disse Tuma que complementou seu discurso afirmando que pretende digitalizar todo o processo legislativo para gerar economia à Câmara, além de ampliar os canais de comunicação.

O atual presidente da Câmara, vereador Milton Leite, foi eleito 1° vice-presidente com 49 votos. Foram registrados dois votos contrários e uma abstenção. Em um breve balanço dos dois anos à frente do Legislativo, Milton Leite chamou a atenção para a necessidade de a Casa dar continuidade a iniciativas da sua gestão. “Tem a demanda da Casa, que é dar continuidade a economia, a redução de gastos. A sociedade espera que Projetos de impacto sejam votados. Também aprovamos diversos Projetos de interesse da cidade. E a qualidade dos Projetos de Lei foi muito boa neste ano”, afirmou Leite.

A vereadora Rute Costa, eleita 2ª vice-presidente, recebeu 50 votos favoráveis e um contrário. A parlamentar falou sobre a representatividade feminina na Mesa Diretora e os trabalhos do Legislativo para o próximo mandato. “A minha expectativa é ótima. O Eduardo Tuma é uma pessoa muito preparada, vem amadurecendo ao longo do tempo. E tem tudo o que precisa para ser um bom presidente”, disse Rute Costa.

Eleito 1° secretário, o vereador Reis teve 47 votos a favor e dois contrários. “Para mim, é uma honra participar da Mesa. Espero um ano de muito trabalho. E que a Casa possa dar as respostas que a população tanto quer e precisa. Esse será o meu empenho”, colocou Reis.

Com 48 votos favoráveis e dois contrários, o vereador Isac Félix foi eleito o 2° secretário. Como 1ª suplente, a escolhida foi a vereadora Soninha, reeleita para o posto com 48 votos a favor e dois contrários. Com 49 votos favoráveis e um contrário, a vaga de 2° Suplente ficou com o vereador Claudinho de Souza.

Para Corregedor-Geral da Câmara Municipal de São Paulo, foi reeleito o vereador Souza Santos com 47 votos a favor e um contrário.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também