Câmara homenageia a Mooca por seus 456 anos

A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Claudio Fonseca (PPS), realizou nesta sexta-feira uma sessão solene em comemoração aos 456 anos da Mooca, bairro localizado na Zona Leste da capital paulista.

Durante o evento, realizado no Clube Juventus, 88 educadores foram homenageados por suas atividades desenvolvidas na Mooca. O bairro é um dos mais tradicionais de São Paulo e todas as pessoas que colaboraram para que a região tivesse melhorias nas mais diferentes áreas merecem ser homenageadas, assim como a data de fundação da Mooca deve ser comemorada, destacou Fonseca.

Fundada em 1556, as terras da Mooca eram ocupadas por índios, que se concentravam perto do rio Tamanduateí.  A presença da comunidade indígena foi tão marcante que muitas ruas do bairro têm sua origem em palavras indígenas, como Javari, Taquari, Itaqueri, Cassandoca, Itaqueri, Arariboia, Guaimbé, Tabajaras, Camé e Juatindiba.

O bairro, antes ocupado por chácaras e sítios, aos poucos passou a ser tomado por fábricas, usinas e casas de moradias para os operários. Assim, em 1891 o casal Antônio e Helena Zerrener fundaram a Companhia Antarctica Paulista. A Mooca, muito importante para a economia da capital paulista, contou também com a presença de muitas indústrias têxtil e de outros setores — diferentemente dos dias atuais, em que a Mooca conta mais com moradias residenciais.

Atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do bairro é de mais de 75 mil pessoas.

(17/08/2012 – 21h)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também