Câmara lança aplicativo sobre o Plano Diretor Estratégico

PARLAMENTO_ABERTO-25-09-2014-ANDRE_BUENO-7132-72ABRE
A partir da esq.: presidente José Américo (PT), vereadores Nabil Bonduki (PT) e Ricardo Young (PPS)    Foto: André Bueno

ROBERTO VIEIRA
DA REDAÇÃO

O aplicativo Plano Diretor na Mão foi lançado na tarde desta quinta-feira (25/9) no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal e estará disponível a partir de amanhã (26/9) aos cidadãos paulistanos que quiseram baixá-lo em seus smartphones. A novidade permite ao usuário acessar todas as informações relativas ao novo PDE (Plano Diretor Estratégico) da cidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O APLICATIVO NA WEB

O lançamento ocorreu na semana que é realizado o Glow (Global Legislative Openness Week) – Parlamento Aberto, evento internacional que reuniu experiências de câmaras legislativas de diversas partes do mundo neste mês de setembro (Clique aqui e acesse o site).

O presidente da Casa, José Américo (PT), comentou sobre mais esta forma de interação com a sociedade. O Plano Diretor é uma peça complexa e muito importante para a cidade, então há necessidade de se ter um acesso fácil. De repente se tem uma dúvida, por exemplo, sobre sistema de abastecimento,  o usuário busca pela palavra chave e acha tudo o que é relativo ao PDE, e assim por diante. É acima de tudo uma ação de cidadania, salientou.

O vereador Nabil Bonduki (PT), que foi relator do PDE, falou sobre todo o histórico de construção e adaptação do projeto do Plano Diretor proposto pelo Executivo. A participação da sociedade no PDE foi muito ampla e, mais do que isso, tudo foi feito de maneira muito transparente, com ampla divulgação.  Houve também um processo de reelaboração do projeto original para contemplar questões onde havia lacunas, pontos que poderiam ter mais clareza. Em suma, eu acho que o trabalho realizado na Câmara foi de grande importância e é um caso para ser aprofundado como experiência de atuação do Legislativo no aperfeiçoamento de projetos emanados do Executivo, analisou.

O papel dos vereadores é fazer uma interface entre os projetos de lei e a sociedade. No caso do Plano Diretor, por exemplo, foram feitas audiências públicas em todas as subprefeituras da cidade, o que ratifica a condição transparente de todo este trabalho realizado aqui na Câmara, finalizou o vereador Andrea Matarazzo (PSDB).

O vereador Ricardo Young (PPS) também participou do evento de lançamento do aplicativo.

(25/09/2014 20h04)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também