Câmara Municipal comemora bicentenário de Frédéric Chopin

RenattodSousa
200 anos de Chopin
Evento foi prestigiado pela colônia polonesa e por amantes da música de câmara

 

Em comemoração ao bicentenário de nascimento do compositor polonês Frédéric Chopin, a Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene na segunda-feira (05/04), no Auditório Prestes Maia. A iniciativa é do vereador Gilberto Natalini (PSDB).

O evento, realizado em parceria com a Associação Polonesa Educativo Cultural em São Paulo (APOLEC), Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo, e Organização Neo Humanitarismo Universalista (ONH-U), tem o objetivo de homenagear personalidades da música erudita que contribuíram para a difusão cultural do legado de Frédéric Chopin e da nação polonesa na cidade de São Paulo e no Brasil.

 
“Chopin é um autor acima da média, é um artista extremamente sensível que tem uma obra enorme”, conclui Natalini, que acrescenta que o novo governador de São Paulo, Alberto Goldman, descendente de poloneses, toca piano nas horas vagas e executa obras de Chopin. Para o vereador, quem escuta as canções de Chopin, imediatamente “se apaixona pelo autor e pela obra”.

Chopin

O notável pianista e compositor polonês Frédéric Chopin nasceu em Zelazowa Wola na Polônia, em primeiro de março de 1810.
 
O 1º concerto de piano de Frédéric Chopin ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada a sua primeira obra, uma “polonaise”. Estudou no Liceu de Varsóvia e posteriormente no Conservatório de Varsóvia.
 
Em 1830, poucos dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação dos russos, Chopin partiu de Varsóvia rumo a Viena. Em julho do ano seguinte, despediu-se de Viena e seguiu para Paris. Na França realizou grandes concertos, dedicando-se a compor suas obras. 
 
Longe da terra natal surgiram obras como as “mazurcas” e  as “polonaises”, sendo aclamado como o “poeta dos pianos”.
 
No dia 17 de outubro de 1849, Frédéric Chopin faleceu em Paris. Foi sepultado no Cemitério de Pére Lachaise, mas seu coração foi levado para Varsóvia e colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, conforme o seu pedido.  
 
Além da presença de representantes da comunidade polonesa e dos aficcionados em música de câmara, a solenidade contou com a presença do Coral Polonês da cidade de São Paulo, do grupo de escoteiros Orzel Bialy, do cônsul-geral da Polônia em São Paulo, Jacek Such; da representante do deputado federal Walter Feldman; Anita Schwartz; da professora da USP, Barbara Maria Rzyski; da presidente da Associação Polonesa Educativo-Cultural em São Paulo (APOLEC), Leokadia Dorotéia Rudnick; e da vice-presidente da APOLEC, Jorgina Alexandra Miketa.
 
As seguintes personalidades foram agraciadas com a placa comemorativa da cidade de São Paulo:
 
Glória Guerra – presidente da Sociedade Chopin do Brasil;
Donata Madejska Lange – vice-presidente da Sociedade Chopin do Brasil;
Krystyna Kasperowicz e Maria Lúcia Szot Golebski – regentes do Coral Polonês da cidade de São Paulo;
Carlos Eduardo Zappili Albertini – professor e pianista, autor do livro Chopin
 
O cônsul homenageou o vereador Natalini com a Medalha Frédéric Chopin. Entre as canções executadas pelo Coral durante o encontro foi a “Zyczenie”.

Imagens para download:
RenattodSousa
200 anos de Chopin
Natalini: “Chopin viveu intensamente, teve muitas paixões. Sua vida foi curta”
RenattodSousa
200 anos de Chopin
Coral polonês da cidade de São Paulo existe há quatro anos
RenattodSousa
200 anos de Chopin
Evento teve o apoio do consulado da Polônia; Coral polonês apresentou a Zyczenie ao público presente

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também