Câmara Municipal comemora Dia da Comunidade Luso-Brasileira

RenattodSousa
Comunidade Luso-Brasileira
Entidade Comunidade Luso-Brasileira representa valores históricos e culturais de integração entre as duas Nações

 

A Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene nesta quinta-feira (22/04) para comemorar o Dia da Comunidade Luso-Brasileira e o Descobrimento do Brasil. A iniciativa é do vereador Toninho Paiva (PR).
 
“É uma amizade de dois povos irmãos. Nós agora fazemos de tudo para preservar essa união. O Dia 22 de abril é a data oficial da comunidade luso-brasileira, instituído por lei no Brasil e em Portugal, e todos os anos a Comunidade faz essas festividades de modo a pôr em evidência esse carinho e essa integração que os dois povos têm”, ressalta o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Antonio Almeida e Silva, o “Almeidinha”.
 
Clubes e associações luso-brasileiras, como o Clube Português e a Casa da Ilha da Madeira, se fizeram representar na solenidade que foi animada pela banda do 2º Batalhão da Polícia do Exército de Osasco.
 
“Os laços fortes que unem Portugal e Brasil estão no desenrolar da história que começou em 1.500. Hoje, a língua portuguesa é a quinta no mundo, terceira no Ocidente. Com certeza, daqui a cinco, dez anos, nós vamos superar as línguas inglesa e francesa. Então, portugueses e brasileiros tem uma história rica de conteúdos, de aventuras, de sucesso. A comunidade portuguesa trouxe grandes ensinamentos para os brasileiros. O brasileiro é sábio, inteligente e criativo, nosso povo pega sempre o lado bom dos portugueses”, enfatiza Toninho Paiva, que é neto de portugueses, tanto pelo ramo paterno quanto materno. O vereador homenageou personalidades do universo lusíada, como a professora e doutora em História pela Universidade de São Paulo, Sônia Maria de Freitas, e do imigrante José Cirilo de Sousa Caldeira, empresário do ramo da construção civil e dirigente da Beneficência Portuguesa.
 
Compuseram a mesa da cerimônia o vereador Paiva; Almeida e Silva; César Dimas Bosco, coordenador da Secretaria Municipal das Relações Internacionais; Fernando Ramalho, presidente da Provedoria da Comunidade Portuguesa; e José Guilherme Queiroz de Ataíde, cônsul-geral de Portugal em São Paulo.

Imagens para download:
RenattodSousa
Comunidade Luso-Brasileira
Família luso-brasileira enalteceu valores em comum aos dois povos, solenidade comemorou 510 anos do descobrimento
RenattodSousa
Comunidade Luso-Brasileira
Toninho Paiva homenageou lideranças empresariais, comerciais e intelectuais da colônia lusa
RenattodSousa
Comunidade luso-brasileira
Cerimônia recebeu representação de entidades luso-brasileiras, como o Arouca São Paulo Clube e Casa da Ilha da Madeira

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também