Câmara recebe debate sobre ética e política

2015-10-13 MESA RED ETICA E POLITICA E POSSIVEL-ABUENO0458ABRE

Auditório Prestes Maia lotado durante mesa redonda sobre ética e política    Foto: Andre Bueno / CMSP

DA REDAÇÃO

Com o tema ‘Ética e Política: é possível?’, uma mesa redonda foi realizada na Câmara Municipal noite desta terça-feira (13/10), para discutir o exercício da ética na política atual. O debate promovido pelo vereador Natali (PV) em parceria com a RAPS (Rede de Ações pela Sustentabilidade), recebeu personalidade como o ex-senador, Pedro Simon, o ex- Ministro da Justiça, Miguel Reale Jr.

“A Câmara Municipal de São Paulo, como a maior Câmara do Brasil, não poderia deixar de discutir esse momento político do nosso país. Por isso essas personalidades que são comprometidas com exercício da ética política foram convidadas para dividir com a gente suas visões”, afirmou Natalini.

Para o ex-senador, o país passa por um importante momento democrático. “Acho que estamos vivendo talvez o momento mais importante da democracia brasileira. O povo na rua, as manifestações que aconteceram fizeram o Brasil acordar. Projetos como o Ficha Limpa e as prisões do ‘mensalão’, mostram um novo Brasil, agora com operações como a “Lava Jato” também mostram que os corruptos estão sendo punidos, o que nunca havia acontecido. O importante é entender que isso não é pra ficar, que vamos resolver a crise e que esse nova consciência deve permanecer, com uma nova ética de conteúdo e com a população cobrando mais o compromisso dos políticos”, disse Pedro Simon.

Já Reale destacou que deve haver um controle efetivo dos governantes garantindo a ética.  “A política sem ética não é política é politicagem. É necessário que a ética seja a diretora das condutas, seja para o acesso ao poder, na ocupação do poder e no exercício do poder. É necessário um controle, além dos partidos e do Ministério Público, um controle mais efetivo de acompanhamento continua dos que tem posição que facilita a prática de delitos. Creio que deve haver uma política de governança muito bem controlada”, afirmou.

Também participaram do debate o coordenador do Movimento “Vem Pra Rua”, Rogério Cheque e a Maria Lúcia Bicudo.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também