Câmara sedia abertura de evento sobre Pesquisa Clínica

Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo foi palco da cerimônia de abertura da 24ª Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica. O evento, que teve início nesta segunda-feira (13/3) e segue até o próximo sábado (18/3), contará com a participação de representantes da sociedade civil, de entidades de saúde, dos Comitês de Ética em Pesquisa de instituições de Ensino Superior, hospitais públicos e privados e de setores da indústria.

A realização da abertura do evento no Legislativo paulistano atendeu a um pedido do vereador Paulo Frange (PTB), que destacou a importância da valorização da pesquisa clínica, principalmente no combate a desinformação, como o que ocorreu durante a pandemia da Covid-19. “Tivemos um retrocesso nos últimos anos em relação à pesquisa clínica. Deixamos de investir aquilo que devia ter sido investido na área nos últimos anos, mas agora estamos retomando esses investimentos porque esse debate é de interesse da sociedade. Quanto mais se investe em pesquisa clínica, mais tratamentos de saúde eficazes teremos disponível para toda a população”, afirmou Frange.

A pesquisa clínica, estudo clínico ou ensaio clínico são realizadas para avaliar a eficácia e segurança de um determinado produto para o uso em seres humanos. Essa pesquisa visa à procura de alternativas terapêuticas para uma determinada moléstia, seja ela herdada, congênita, infecciosa ou adquirida. Ela existe no mundo desde a década de 1930 e no Brasil ela só começou a se desenvolver nos anos 70. Porém foi só 26 anos depois, em 1996, que a atividade passou a receber a atenção devida com uma resolução do CNS (Conselho Nacional de Saúde) criando a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa Clínica). Em 1999, a criação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamenta temas como alimentos, medicamentos, cosméticos e outros, contribuiu com a pesquisa clínica no país.

Na cidade de São Paulo, a contribuição para esta atividade veio em 2001 com uma Lei municipal que instituiu na cidade de São Paulo a “Semana Municipal de Informação e Divulgação Da Pesquisa Clínica”. Desde então, o evento acontece todos os anos de maneira gratuita e aberta a todos que se interessem pelo tema.

A presidente da SBPPC (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica), dra. Greyce Lousana, ressaltou que a atividade não se limita apenas ao desenvolvimento de medicamentos ou tratamentos de saúde e vai muito mais além do que a sociedade imagina. “Conduzir uma pesquisa clínica, no nosso caso em especial, são estudos para subsidiar registros de produtos sujeitos ao controle sanitário, tais como: vacinas, medicamentos, equipamentos médicos, próteses, alimentos, cosméticos, etc. Então, para termos produtos seguros e eficazes de qualidade é necessário conduzir esses estudos clínicos”, disse.

Em sua fala, durante a abertura do evento, a coordenadora do Conep, Laís Bonilha, reforçou a segurança das pesquisas clínicas no Brasil, garantindo a credibilidade dos estudos realizados no país. “Enquanto cidadã brasileira eu me sinto segura de fazer parte de uma pesquisa por saber desse sistema robusto e sério existente no nosso país. Então só de existir a possibilidade de qualificar ainda mais o nosso sistema me deixa bastante animada em continuar atuando em prol da população brasileira”, afirmou a coordenadora do Conep.

Uma das palestrantes da edição deste ano da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica é a diretora do departamento de assuntos técnicos e regulatórios da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), Ariadne Moraes, que abordará sobre os avanços e desafios da pesquisa clínica no seu setor de atuação. “O nosso país tem uma representatividade gigantesca nessa categoria de produtos e aqui no evento vamos compartilhar um pouco do nosso cenário e o que a nossa indústria vem atuando principalmente no caminho da inovação. Até porque  a nossa intenção é de que os produtos cheguem nas mãos do consumidor de maneira eficaz, segura e com qualidade”, ressaltou Aline.

Nesta terça-feira (14/3), o evento ocorrerá a partir das 9h no Salão Nobre da Câmara, no 8º andar do Palácio Anchieta, com debate focado nos desafios para os diferentes stakeholders diante dos novos desenhos de estudos. O encontro desta segunda-feira pode ser assistido na íntegra clicando no vídeo abaixo:

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também