Câmara no Seu Bairro: prefeito sanciona mudança do nome de escola no Campo Limpo

MARINA PAES
DA TV CÂMARA

Sócrates Brasileiro de Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou apenas Dr. Sócrates, nome do craque de futebol, médico, poeta, militante político pela democracia, mas agora também nome de uma escola municipal de Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.

Nesta terça, o prefeito Fernando Haddad, junto com o presidente da Câmara, vereador Antonio Donato (PT), esteve no bairro para sancionar a lei que mudou o nome da escola EMEF Campo Limpo para Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio, uma demanda dos moradores que foi apresentada durante a primeira edição do programa Câmara no Seu Bairro, realizada em março, no CEU Campo Limpo.

A reivindicação para mudar o nome da escola surgiu há 5 anos, uma iniciativa dos alunos e professores que chegou à Câmara Municipal.

“Os alunos daqui, por votação, escolheram qual seria o nome da escola. Dr. Sócrates Brasileiro ganhou essa votação, aí a escola foi buscar qual o vereador seria o responsável pelo projeto. E encontraram o professor e vereador Cláudio Fonseca, que assumiu essa responsabilidade. Quando o vereador Claudio deixou a Câmara, me pediu para cuidar do projeto”, esclareceu o vereador José Police Neto (PSD)

“A gente conseguiu, finalmente, desarquivá-lo [o projeto], principalmente pelo fato de que o Câmara no Seu Bairro iniciou o seu trabalho aqui. Então nós tivemos a oportunidade de participar desse evento, de demarcar a nossa posição, a nossa reivindicação”, explicou a diretora da escola, Solange Aparecida de Amorim.

“Vai ser conhecida como Campo Limpo I, mas aos poucos as pessoas vão se adaptando ao nome do Sócrates, e assim elas vão conhecendo mais quem foi e o que ele fez. Então eu acho que é uma grande honra ter o nome da escola como EMEF Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio”, disse o estudante Roberto Freitas, de 12 anos.

Para Donato, a cerimônia desta terça têm vários significados. Além de homenagear o atleta, alguém que lutou pela democracia, é também fruto do projeto da Câmara. “O primeiro Câmara no Seu Bairro foi aqui no Campo Limpo. A comunidade se mobilizou, colocou a reivindicação. Esse projeto estava arquivado na Câmara. A gente desarquivou, conseguiu votar rapidamente e o prefeito sancionou. Então mostrou que a comunidade organizada pode e deve se mobilizar, pressionar a Câmara, cobrar os vereadores. E o Câmara no Seu Bairro é uma das formas para isso”, disse.

“Eu acho que essa comunidade está dando uma demonstração de que a escola pode mudar pra melhor, e muito, com mais participação. E nós devemos adotar essa regra”, disse Haddad durante o evento.

O evento contou com a presença do secretário municipal de educação, Gabriel Chalita, e da viúva do atleta, Katia Bagnarelli Vieira de Oliveira.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também